Abraji divulga relatório de atividades do biênio 2018-2019

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji divulga relatório de atividades do biênio 2018-2019

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) publicou, nesta quinta-feira (29.dez.2022), o relatório de atividades do biênio 2018-2019, que registra as principais realizações da gestão do ex-presidente Daniel Bramatti, atualmente editor do Estadão Dados, núcleo de jornalismo de dados do jornal O Estado de S.Paulo. O documento presta contas à sociedade sobre as ações planejadas e executadas pela direção e equipe no período.

Bramatti assumiu a presidência da Abraji em um período marcado pela luta contra a desinformação. O processo eleitoral de 2018 e o primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro evidenciaram que a imprensa brasileira precisava estar mais preparada e articulada para enfrentar o problema. Para atender a essa demanda, em 2018, foi lançado o Projeto Comprova, uma coalizão de dezenas de veículos para desmentir rumores e informações falsas durante o pleito eleitoral. O sucesso do projeto, liderado pela Abraji desde seu lançamento, fez com que o Comprova seguisse ativo e perene, incorporando mais veículos e se tornando o maior esforço colaborativo brasileiro no combate a conteúdos potencialmente enganosos.

O relatório de 53 páginas traz dez seções que incluem, por exemplo, as duas edições do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Em 2019, a conferência bateu recorde: 1.318 pessoas participaram. Outras áreas mereceram destaques, como advocacy e litigância estratégica, iniciativas na área de treinamento e formação, publicações e parcerias, prestação de contas e aumento da presença institucional da Abraji em eventos nacionais e internacionais.

É o quarto relatório de biênio publicado pela Abraji. Os outros três podem ser acessados na seção de transparência do site.

Assinatura Abraji