Abraji disponibiliza conteúdo completo do 15º Congresso a seus membros
  • 19.11
  • 2020
  • 11:13
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji disponibiliza conteúdo completo do 15º Congresso a seus membros

A partir desta quinta-feira, dia 19.nov.2020, associados e associadas da Abraji passam a ter acesso a todo o conteúdo do 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O benefício faz parte de uma campanha para atrair novos(as) sócios(as) e fortalecer o apoio às causas defendidas pela Abraji: a liberdade de expressão e de imprensa, o acesso à informação e a capacitação permanente dos jornalistas. Para se associar, clique aqui.

Durante o primeiro congresso virtual da Abraji, realizado em setembro e cujo conteúdo ficou disponível até 12.out.2020, foram discutidos temas como cobertura ambiental, racismo nas redações, técnicas de apuração, segurança da informação, ferramentas de dados, pandemia, desinformação, violência contra mulheres, educação midiática e ataques à democracia.

São mais de 50 horas de conteúdo que incluem as oficinas do 2º Domingo de Dados e as apresentações do VII Seminário de Pesquisa. Um lembrete importante: não serão emitidos certificados de participação. O objetivo é liberar as palestras para quem não pôde assisti-las durante o período em que o congresso ficou no ar.

 

 

No total, a Abraji recebeu 146 painelistas, 21 deles de outros países como Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido, Argentina, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Peru e México, ao longo de quatro dias de eventos, além de pesquisadores das cinco regiões do Brasil.

Com o modelo remoto, foi possível convidar Claire Baldwin e Andrew Marshall, correspondentes especiais da Reuters premiados com o Pulitzer. Eles detalharam como foi o processo de apuração das execuções extrajudiciais comandadas pelo presidente filipino, Rodrigo Duterte. Autores da reportagem “A mão invisível da milícia”, finalista do Prêmio Vladimir Herzog, Lola Ferreira e Igor Mello mostraram como produziram o especial interativo feito para o UOL.

Já no Domingo de Dados, as oficinas vão de códigos e estatísticas aplicadas ao jornalismo até alguns dos maiores projetos de investigação da América Latina. Os jornalistas mexicanos Eduard Martín-Borregón e Claudia Ocaranza falaram sobre o PODER, projeto vencedor do maior prêmio de jornalismo de dados do mundo, o Sigma Awards. A iniciativa de dados abertos visa melhorar a transparência e a prestação de contas no México e em toda a América Latina.

Para Cau Duarte, pesquisadora e tradutora do Comitê Para a Proteção dos Jornalistas, a experiência do congresso foi excelente. “Poder interagir com os colegas de outras regiões, que abordam temas específicos e conhecer um pouco sobre seus desafios e realidades foi enriquecedor. Poder acompanhar os demais painéis e oficinas na íntegra deu a sensação de não perder nada”, afirma.

O jornalismo independente também ocupou espaço nobre no primeiro congresso on-line da Abraj: 63 veículos não vinculados à grande imprensa participaram. O evento também dobrou o número de palestrantes e mediadores pretos e pardos, em comparação com 2019.

“Foi maravilhoso ter participado do Congresso. Trocar experiências e conhecer a realidade de outras redações mundo afora”, conta Juca Guimarães, repórter do Alma Preta, um dos mediadores da mesa mais assistida do evento, sobre como repórteres da rede britânica BBC desvendaram um crime brutal na África.

Além dos conteúdos do evento, associados e associadas podem assistir a vídeos desenvolvidos pelos patrocinadores, com várias dicas, como denunciar abusos nas redes sociais, usar novas ferramentas, transcrever entrevistas e transformar a voz em texto digitado. Há também uma entrevista com Rubens Valente, um dos repórteres investigativos mais conhecidos do país.

Para ter acesso ao conteúdo, basta fazer login na “Área do Associado”, onde um novo botão “Conteúdo exclusivo para associados da Abraji” foi adicionado. A nova página contém os quatro dias de eventos do 15º Congresso. Oficinas, painéis e apresentações estão separadas de acordo com a programação exibida no site do Congresso.


Alguns benefícios de se tornar associado(a)

  • Prioridade e descontos na inscrição para cursos on-line, seminários e congressos realizados pela Abraji;
  • Acesso à lista de e-mails exclusiva para associados(as) - ferramenta para descobrir fontes, desenvolver pautas e discutir práticas jornalísticas;
  • Acesso garantido ou facilitado a ferramentas como CrowdTangle, VPN e projetos inovadores, como CruzaGrafos e Publique-se;
  • Integrar e ajudar a construir uma organização de jornalistas completamente independente e sem filiação político-partidária.

::Saiba mais::

Assinatura Abraji