Abraji define data do 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
  • 23.12
  • 2020
  • 09:37
  • Abraji

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji define data do 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

O 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, um dos mais importantes da América Latina, será realizado de forma remota, entre os dias 23 e 29 de agosto de 2021. A decisão foi tomada em função do agravamento da pandemia do novo coronavírus e da indefinição no país do calendário de vacinação contra a covid-19.

Realizado anualmente desde 2005, o Congresso da Abraji é o maior encontro de jornalistas do país. Sua programação inclui painéis sobre técnicas de reportagem, novas iniciativas jornalísticas e temas relevantes para o jornalismo brasileiro e internacional. Sem mencionar as pesquisas acadêmicas na área, reunidas no Seminário de Pesquisa, e as oficinas de jornalismo de dados, ministradas no Domingo de Dados.

Na edição de 2020, realizada pela primeira vez de forma on-line devido à pandemia, o evento bateu recorde: foram 10 mil inscritos. O Congresso contou com 105 painelistas, 17 deles internacionais de países como Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido, Argentina, Colômbia, Venezuela e Bolívia.

A partir das sugestões feitas por diretoria, conselho e participantes, a Abraji começou a planejar a programação do Congresso, que em 2021 terá cinco dias de painéis, cursos e debates, entre os dias 23 e 27 de agosto. No dia 28 de agosto, será realizado o VIII Seminário de Pesquisa e, no dia 29 de agosto, o 3º Domingo de Dados.

Foto: 11º Congresso/ Abraji

Assinatura Abraji