Abraji condena ataques e ameaças a repórter do Correio (BA)
  • 27.05
  • 2021
  • 16:40
  • Abraji

Acesso à Informação

Abraji condena ataques e ameaças a repórter do Correio (BA)

Desde que escreveu reportagens sobre o suposto envolvimento de policiais em grupos de extermínio no município de Camaçari, região metropolitana de Salvador, o repórter Bruno Wendel, do jornal Correio (BA), sofre ataques e intimidações.

No dia 16.mai.2021, o jornalista mostrou que um soldado da Polícia Militar suspeito de participar de extorsões e assassinatos foi morto durante uma operação que mirava grupos de extermínio. 

Depois da publicação, ao menos quatro homens ainda não identificados enviaram mensagens ao celular do repórter. Chamado de vagabundo e instado a se retratar, Wendel também recebeu ligações anônimas que, em síntese, diziam que "uma situação que se iniciou com sangue não precisava terminar com mais sangue".

Além de ter sua integridade física ameaçada, o jornalista foi alvo de uma manifestação de repúdio assinada em nome da 59ª Companhia Independente de Polícia Militar/Vila de Abrantes. A nota o chama de despreparado e tendencioso e diz que “as afirmações imputadas nas matérias de Bruno ao policial morto são totalmente inverídicas, mentirosas e descabidas (sic) de credibilidade".

Tentar destruir a reputação de profissionais da imprensa é tática recorrente de governos e corporações que têm dificuldade de compreender o papel da imprensa em regimes democráticos. Bruno Wendel tem 15 anos de atuação e é especializado na cobertura de segurança pública. Criticar reportagens investigativas é direito de qualquer cidadão. Ser ofendido por forças públicas que deveriam proteger os cidadãos cruza a fronteira da civilidade e estimula a perseguição a jornalistas.

A Abraji presta solidariedade ao repórter e encaminhou ofícios à Secretaria de Segurança Pública da Bahia e ao comando da Polícia Militar do Estado pedindo esclarecimentos. Esperamos que as autoridades investiguem os ataques de forma célere e isenta, garantindo, assim, as condições mínimas para o exercício irrestrito da liberdade de imprensa no país.

Diretoria da Abraji, 27 de maio de 2021.
 

Assinatura Abraji