Abraji condena ataques de criminosos a cinegrafista em Vitória (ES)
  • 11.10
  • 2022
  • 19:23
  • Abraji

Abraji condena ataques de criminosos a cinegrafista em Vitória (ES)

Um repórter cinematográfico da TV Tribuna, afiliada do SBT em Vitória (ES), foi cercado e ameaçado por criminosos nesta terça-feira (11.out.2022), durante a cobertura de ataques coordenados por traficantes em represália a uma ação da polícia. O carro que o cinegrafista dirigia foi incendiado e destruído.

Desde ontem (10.out.2022), a capital capixaba registra episódios graves de violência em áreas dominadas pelo tráfico, depois que um homem, suspeito de trabalhar como segurança de um traficante, foi morto durante uma troca de tiros com policiais militares, no bairro Bonfim. As redações foram informadas sobre intimidações e o medo na população entrincheirada pelos conflitos, além dos diversos serviços afetados, como transporte público e instituições de ensino.

Um ônibus chegou a ser metralhado pela manhã e diversos profissionais de imprensa acompanhavam o desdobramento da operação no bairro Bonfim. Uma equipe da TV Tribuna estava no alto do morro preparada para reportar as últimas informações ao vivo. O cinegrafista se juntaria ao grupo, mas foi impedido e ameaçado de morte. A caminho do ponto de encontro com os colegas, o repórter cinematográfico que dirigia o carro da emissora foi cercado por sete traficantes. Obrigado a descer do veículo, o jornalista foi rendido e teve uma arma apontada para a cabeça.

Na abordagem, os criminosos pediram que ele entregasse uma munição à repórter que estava a 200 metros do local. Em seguida, os criminosos deram um tiro para cima e queimaram o carro do canal. Câmeras e documentos do jornalista foram completamente destruídos. Jornalistas tiveram que deixar o lugar escoltados. 

A Abraji entende que é parte preponderante do trabalho da imprensa levar à população os casos de violência urbana. A entidade lembra que cabe ao Estado garantir a segurança de cidadãos e cidadãs e também as condições para o livre exercício do jornalismo e da liberdade de imprensa.

A Abraji expressa solidariedade à equipe da TV Tribuna e particularmente ao cinegrafista, que viveu momentos de tensão que poderiam ter custado-lhe a vida. E pede que Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo investigue se o ataque teve como motivação intimidar e calar a imprensa, com objetivo de instalar um clima de insegurança entre os profissionais que estão na rua, reportando casos de interesse público.

Diretoria da Abraji, 11 de outubro de 2022.
 

Assinatura Abraji