Abraji condena ataques a repórter da TV Vitória
  • 02.04
  • 2021
  • 18:07
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji condena ataques a repórter da TV Vitória

Desde a noite da última quarta-feira (31.mar.2021), a repórter Marla Bermudes, da TV Vitória, afiliada da Rede Record no Espírito Santo, vem sendo ameaçada, hostilizada e alvo de uma campanha para desqualificá-la. As ofensas contra a jornalista se intensificaram depois que a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) compartilhou um vídeo acusando os jornalistas de “manipulação e fazer de cemitérios estúdios de gravação”.

O material traz a informação falsa de que a repórter e seu companheiro de equipe, William O'brien, simularam o enterro de uma vítima de covid-19 durante a produção de uma reportagem. 

As imagens do vídeo foram tiradas de contexto. Na tarde de terça-feira, 30.mar.2021, os jornalistas da TV Vitória produziam uma matéria sobre o trabalho de coveiros durante a pandemia. Como é de praxe nas reportagens de televisão, o cinegrafista precisa fazer imagens de “apoio” do entrevistado(a) para usar no “off” (narração) do repórter. As covas que aparecem no vídeo já estavam abertas antes de a equipe chegar.

A  dupla de repórteres não forjou o enterro. A coveira, que já havia sido filmada lavando as mãos e usando os equipamentos de proteção, mostrava uma de suas rotinas: jogar terra na sepultura. No entanto, um homem que filmava a cena pela janela de um prédio vizinho passou a xingá-los e acusá-los de manipular fatos. 

No dia seguinte, a emissora exibiu a reportagem e explicou os procedimentos adotados para evitar que a mentira se espalhasse. Porém, depois que a reportagem foi ao ar, Marla Bermudes foi obrigada a fechar suas redes sociais quando começou a receber mensagens depreciativas e até ameaças de morte. Em uma das postagens deixadas nas redes sociais da emissora, uma mulher disse que as covas eram para enterrar os jornalistas, “depois que a população se revoltar e der uma pazada nas fuças deles”. Em outra ameaça, um usuário afirma que o filho, o marido e a mãe da jornalista chorariam pela morte dela.

A Abraji se solidariza com a equipe da emissora capixaba e espera que a Polícia Civil do Espírito Santo tome as providências cabíveis para identificar os responsáveis pela campanha de intimidação aos jornalistas.

É inaceitável que agentes públicos, como a deputada federal Zambelli, disseminem peças de desinformação com ataques à imprensa, que presta um serviço essencial à sociedade durante a maior crise sanitária da história recente.

Diretoria da Abraji, 02 de abril de 2021.
 

 

 

 

Assinatura Abraji