Abraji condena ataque grave a repórteres da Globo em SP
  • 03.03
  • 2022
  • 18:25
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji condena ataque grave a repórteres da Globo em SP

Os jornalistas Renato Biazzi e Ronaldo de Souza, da TV Globo, foram agredidos por um homem não identificado durante uma reportagem no bairro do Brás, na capital paulista. O ataque aconteceu na tarde de quarta-feira (2.mar.2022) na gravação de uma matéria sobre a chamada Feira da Madrugada.

Um homem, que tinha um cão preso em uma corrente, interrompeu o trabalho dos jornalistas com xingamentos e os atacou com a corrente. O repórter cinematográfico Ronaldo de Souza foi ferido na mão e será submetido a uma cirurgia reparadora. A emissora acionou a polícia e noticiou a agressão nesta quinta-feira (3.mar.2022).

Em nota, a Globo afirmou que repudia com veemência a violência, se solidariza com seus profissionais e tomará medidas legais. No texto publicado pelo G1, a emissora "adverte mais uma vez que todos aqueles que agridem com declarações o trabalho da imprensa estimulam esse tipo de ato". De acordo com o G1, não ficou clara a motivação do agressor para além de interromper o trabalho da imprensa.

Em apenas 10 dias, foram registrados dois outros casos de agressão, ofensas e intimidação a jornalistas de TV que cumpriam seu papel trabalhando na rua. Durante protesto de policiais em Belo Horizonte, no dia 21.fev.2022, o repórter André Junqueira e o repórter cinematográfico Alexandre Costa, da Globo, foram expulsos da cobertura jornalística por manifestantes. Os profissionais de imprensa e a emissora foram xingados, e a cena foi gravada e divulgada pelos próprios manifestantes, que festejaram a ação em grupos de apoiadores no WhatsApp. 

No dia 25.fev.2022, a repórter Branca Andrade, do SBT Rio, foi intimidada ao vivo por dois homens desconhecidos que a impediram de cobrir uma greve no transporte público do Rio de Janeiro. Ela só conseguiu concluir a reportagem depois de acionar a polícia. A emissora também divulgou nota repudiando o ato e cobrando providências. 

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) se solidariza com os repórteres agredidos. Tais ataques ferem os princípios constitucionais da liberdade de imprensa e do direito à informação. E ferem também o direito à integridade física e moral dos cidadãos. Ataques dessa natureza devem ser repudiados não só pelas organizações e pelos profissionais de imprensa, mas pelo conjunto da sociedade, uma vez que a tentativa de cercear o jornalismo corrói os pilares da democracia. Que as autoridades cheguem logo à identificação dos autores para que sejam responsabilizados por seus atos.

Assinatura Abraji