Abraji condena ataque de vereador a jornalista em Goiânia
  • 06.10
  • 2022
  • 17:45
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji condena ataque de vereador a jornalista em Goiânia

Nesta quarta-feira (5.out.2022), um repórter da CBN Goiânia foi alvo de ameaças e ofensas por parte do vereador Kleybe Morais (MDB) na Câmara Municipal de Goiânia. Durante a sessão plenária, em um discurso de estigmatização contra a imprensa, Morais disse que não iria aceitar “bandidos na imprensa” fazerem “chacota”, “caricaturas” e “algazarra” com os vereadores da Casa e que “iria com tudo para cima [de quem fizesse]”. Após a declaração, o político admitiu que sua fala poderia ser entendida como uma ameaça.

Depois do discurso no plenário, o vereador se dirigiu ao jornalista da CBN Goiânia José Bonfim e proferiu ameaças diretas contra o repórter: “você me respeita, moleque, marginal; eu quero que você venha para cima de mim de novo…”. Kleybe Morais chegou a apontar o dedo contra o rosto do jornalista, que estava sentado na área reservada à imprensa. 

Em nota emitida no dia 5.out.2022, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Goiânia afirmou que determinou ao Conselho de Ética da Casa que seja instaurado um procedimento disciplinar a fim de apurar o teor do pronunciamento, bem como a conduta do vereador. A Câmara informou ainda que defende a liberdade de imprensa e o jornalismo profissional: 

“O Poder Legislativo da capital mantém relacionamento institucional de elevado nível com os veículos de comunicação, tem apreço por seus profissionais e é parceiro da imprensa na defesa da transparência, da liberdade de expressão com responsabilidade, dos direitos individuais e coletivos e da cidadania”, diz a nota.

O caso também provocou manifestação do MDB em Goiás, que se solidarizou com os jornalistas goianos atacados e rejeitou “toda e qualquer forma de censura e ameaça a uma categoria formada por profissionais cujo papel tornou-se ainda mais relevante no cenário político atual”. O Sindicato dos Jornalistas do Estado também emitiu nota de repúdio.

Nesta quinta-feira (6.out.2022), o presidente da Casa, Romário Policarpo (Patriota), reforçou o teor da nota do dia anterior. O  Conselho de Ética da Câmara avalia abrir processo disciplinar contra o vereador Kleybe Morais. 

Durante a sessão, Morais reagiu. Declarou ser favorável à imprensa “livre, honesta, verdadeira, séria e de credibilidade”, mas é contra o que ele classificou de imprensa “corrupta e que espalha fake news”. O vereador fez um pedido de desculpas direcionado apenas aos jornalistas e à imprensa que, segundo ele, são “sérios e honestos”. 

À Abraji, José Bonfim contou que o vereador, ao atacá-lo diretamente, disse que desde que o jornalista começou a fazer matérias sobre ele, não há “paz em sua vida”. No entanto, Bonfim não cobre a Câmara - estava apenas substituindo um colega que está de licença médica - e afirma nunca ter produzido matérias sobre o vereador. 

Relatos de jornalistas da cidade indicam que Kleybe Morais teria admitido que se confundiu e que o alvo de suas ofensas era um repórter de outro veículo que publicou denúncias envolvendo sua atuação como vereador. A Abraji entrou em contato com Kleybe Morais para confirmar a informação, mas o vereador optou por não se pronunciar.

A Abraji se solidariza com José Bonfim e com a rádio CBN. Pedimos que o Legislativo municipal e o partido do vereador apurem, com independência, as ameaças proferidas por um agente público direcionadas a um jornalista no exercício da profissão, com claro objetivo de intimidá-lo.

Diretoria da Abraji, 06 de outubro de 2021.
 

Assinatura Abraji