Abraji condena ataque à equipe da TV Centro América no MT
  • 23.09
  • 2022
  • 19:20
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji condena ataque à equipe da TV Centro América no MT

No fim da manhã da quarta-feira passada (21.set.2022), os repórteres Bruno Motta e Alexandre Perassoli, da TV Centro América, afiliada da TV Globo no Mato Grosso, foram ameaçados e agredidos pelo produtor rural Jorge Meinerz, em Campinho Verde, município de Lucas do Rio Verde, a cerca de 350 Km de Cuiabá.

A equipe produzia uma matéria para o programa Globo Rural sobre o combate às chamas na região e a pauta abordava as estratégias de produtores para prevenir novos incêndios, muito comuns nesta época do ano. Há uma semana o fogo dizimou cerca de 1.100 rolos de algodão - gerando prejuízo estimado em R$ 17,6 milhões

Durante a fase de apuração, os jornalistas receberam indicação para mostrar uma algodoeira atingida pelos incêndios. Bruno Motta contou à Abraji que telefonou para o empresário Jorge Meinerz, que não autorizou o registro de imagens, negou o pedido de entrevista e instou os repórteres a deixarem a propriedade imediatamente. Os repórteres então se retiraram do local e continuaram a gravar imagens fora das terras do produtor.

Foi nesse momento que a abordagem truculenta começou. “Meinerz chegou sem falar nada, puxando o equipamento do repórter cinematográfico Alexandre Perassoli, arrastando ele e a câmera”, relatou Motta à Abraji. Toda a agressão foi registrada em vídeo, em que é possível ouvir quando o produtor eleva o tom das ameaças: “divulga essa imagem para você vê o que sobra para vocês”. O Boletim de Ocorrência foi registrado na delegacia de Lucas do Rio Verde. 

Esse ataque é apenas um entre as centenas de violações à liberdade de imprensa que a Abraji identificou em 2022. Do total de alertas coletados no ano (353), 81 são casos graves, que envolvem violência física, destruição de equipamentos, ameaças e até assassinatos. O número representa um aumento de 32,7% em relação ao mesmo período de 2021 (61). 

Em nota, a TV Centro América  declarou que “repudia qualquer tipo de ameaça ao livre trabalho da imprensa, garantido por lei, e tomará as medidas necessárias”. Lideranças sindicais também se manifestaram contra a agressão. A Abraji se soma a essas organizações para condenar esse novo episódio de violência contra a imprensa e prestar solidariedade aos repórteres, atacados no exercício da profissão. A Abraji espera que as autoridades policiais conduzam as investigações de forma independente, e que o agressor seja responsabilizado. Os atos do empresário atentam contra a liberdade de expressão e o direito à informação, previstos na Constituição Federal.

Diretoria da Abraji, 23 de setembro de 2022.
 

Assinatura Abraji