Abraji condena assédio contra jornalista do Matinal
  • 25.08
  • 2021
  • 10:57
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji condena assédio contra jornalista do Matinal

Desde o dia 23.ago.2021, o jornalista Pedro Nakamura vem sofrendo assédio virtual nas redes sociais, motivado pela exposição de suas conversas com um médico implicado em reportagem publicada pelo Matinal, veículo para o qual trabalha. Além disso, o Matinal sofreu um ataque cibernético no dia 24.ago.2021.

Ao longo da apuração da reportagem que revelou indícios de estudos clínicos sem supervisão de comitês de ética e com uso de medicamentos importados sem autorização da Anvisa, no Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre, Nakamura entrou em contato com os médicos responsáveis pela pesquisa, com o objetivo de ouvir suas versões a respeito dos fatos. Um deles, em lugar de responder às perguntas, passou a expor as mensagens do jornalista em suas redes sociais, acusando Nakamura de assédio e injúria. A seguir, os perfis do jornalista e do Matinal nas redes sociais foram inundados por ofensas e ameaças. No Instagram, um comentarista publicou uma foto de Nakamura e afirmou que ele “merecia ser empalado em praça pública na frente de seus filhos”. 

No dia seguinte, os gestores do grupo Matinal foram informados por seu provedor de hospedagem na internet que o website vinha sendo alvo de “ataques de negação de serviço”, ou DDoS, os quais visam sobrecarregar um servidor para impedir o acesso do público às informações nele contidas. Noutras palavras, houve uma tentativa de derrubar o website do Matinal, ocorrência rara para o veículo, conforme os administradores.

A tática de expor conversas com jornalistas que, de maneira responsável e observando os princípios éticos da profissão, buscam a versão de pessoas apontadas como responsáveis por fatos levantados durante a apuração de reportagens é uma forma de intimidação cada vez mais frequente no Brasil. Em lugar de prestar contas de suas ações à sociedade, tais pessoas preferem mobilizar suas audiências nas redes sociais para atacar o mensageiro.

A Abraji condena a exposição das conversas de jornalistas nas redes sociais com o objetivo de direcionar assédio virtual contra esses profissionais e também as tentativas de derrubar os websites veículos de imprensa para dificultar o acesso a denúncias graves e de extrema relevância para o interesse público.

Diretoria da Abraji, 25 de agosto de 2021

Assinatura Abraji