Abraji condena assassinato de jornalista no Ceará
  • 08.02
  • 2022
  • 19:15
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji condena assassinato de jornalista no Ceará

O jornalista Givanildo Oliveira, de 46 anos, foi assassinado na noite de segunda-feira (7.fev.2022), horas depois de publicar uma reportagem sobre a prisão de um suspeito de homicídio. Oliveira era um dos fundadores do site Pirambu News, que cobria notícias sobre o bairro de Fortaleza. As primeiras informações apontam que ele havia sido ameaçado para que não publicasse informações sobre criminosos da região.

A última reportagem de Oliveira foi sobre a prisão de Francisco Airton Vieira Araújo, de 24 anos, suspeito de duplo homicídio ocorrido no domingo (6.fev.2022). O governador do Ceará, Camilo Santana, divulgou nota afirmando ser inaceitável a morte do jornalista e dizendo que é “preciso a imediata identificação e prisão de todos os envolvidos”. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) respondeu à Abraji que equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil e da Polícia Militar do Ceará foram acionadas, mas não forneceu detalhes da investigação.

A Abraji lamenta a morte e se solidariza com a família e os colegas de Givanildo Oliveira, e repudia esse crime que apresenta todos os indícios de ser uma retaliação ao seu trabalho como jornalista. A Associação espera que o Estado seja rápido na apuração do crime e que os responsáveis sejam punidos. 

É inadmissível que um jornalista seja morto ao exercer sua profissão. Também preocupa o grave efeito de tais ataques à democracia, como a suspensão, por parte de um site regional, do noticiário policial, medida adotada pelo Portal de Fortaleza para preservar a integridade física de sua equipe.

Diretoria da Abraji, 8 de fevereiro de 2022.
 

Assinatura Abraji