Abraji condena agressão a repórter cinematográfico no RJ durante operação da PF
  • 23.10
  • 2022
  • 19:55
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji condena agressão a repórter cinematográfico no RJ durante operação da PF

Neste domingo (23.out.2022), um repórter cinematográfico da Inter TV, afiliada da TV Globo no interior do Rio de Janeiro, foi agredido enquanto cobria a resistência armada do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) a um mandado de prisão. Apoiadores de Roberto Jefferson que acompanhavam a ação em frente a casa do político, no município de Comendador Levy Gasparian, cercaram a imprensa e um deles deu um soco nas costas de Rogério de Paula, que caiu e bateu a cabeça.

Alvo de um mandado do STF (Supremo Tribunal Federal), Jefferson reagiu à abordagem e atirou com um fuzil contra os agentes da Polícia Federal que realizavam a ação. De acordo com a PF, ele também lançou granadas contra os policiais, ferindo dois agentes. Jefferson foi preso no início da noite de domingo.

Segundo a equipe da InterTV ouvida pela Abraji, um grupo de manifestantes cercou os repórteres da afiliada do lado de fora da casa do ex-deputado. Nas imagens divulgadas na internet, é possível ver um homem de camisa verde agredindo o jornalista, que cai ao chão. Na queda, a câmera que Rogério de Paula segurava atingiu sua cabeça.

Após o ataque, o cinegrafista foi encaminhado para um hospital local para ser submetido a exames e permaneceu em observação até receber alta nesta segunda-feira (24.out.2022). A InterTV vai registrar um boletim de ocorrência sobre o caso.

A Abraji se solidariza com o repórter cinematográfico Rogério de Paula e toda equipe da InterTV. Espera que as autoridades fluminenses investiguem com celeridade a agressão ao cinegrafista. É inadmissível que profissionais de imprensa sejam impedidos de realizar o seu trabalho de levar informações de interesse público para a sociedade.  

Além do ataque contra o repórter cinematográfico, foram registradas hostilidades contra outros jornalistas no entorno da casa do ex-deputado. Isso é sinal de que, nos próximos dias, todas as entidades que prezam por um ambiente democrático no Brasil devem permanecer vigilantes em defesa do exercício do jornalismo.

A Abraji também pede especial atenção das autoridades de segurança pública do país para que jornalistas tenham condições de trabalhar em segurança. Recomenda ainda que veículos de imprensa reforcem orientações e condições de segurança a seus profissionais na cobertura eleitoral.

Diretoria da Abraji, 23 de outubro de 2022.

Atualizado às 13h34 do dia 24.out.2022. Anteriormente havíamos informado que Rogério de Paula teria tido uma crise convulsiva, segundo depoimento de um repórter que acompanhava o cinegrafista. Na verdade, Rogério de Paula teve uma tontura em decorrência da pancada na cabeça.

Atualizado às 17h36 do dia 24.out.2022:  A Câmara de Vereadores de Três Rios (RJ) exonerou o assessor parlamentar Diogo Lincoln Resende, flagrado agredindo o cinegrafista da Inter TV Serramar durante a cobertura da prisão do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) Ele  trabalhava como assessor do vereador Robson de Souza (Robson Dentista, PSDB). 


 

Assinatura Abraji