Abraji cobra apuração de agressões a fotojornalista de MG
  • 16.03
  • 2021
  • 14:19
  • Abraji

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji cobra apuração de agressões a fotojornalista de MG

No início da tarde desta segunda-feira, 15.mar.2021, um fotojornalista do jornal Estado de Minas foi agredido fisicamente enquanto cobria uma manifestação de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro contra medidas de distanciamento social para enfrentar a pandemia de Covid-19. O ataque ocorreu em frente ao 12º Batalhão de Infantaria do Exército, na região centro-sul de Belo Horizonte, quando apoiadores do presidente Jair Bolsonaro o cercaram, o ameaçaram e o agrediram.

Em vídeo registrado pelo próprio fotógrafo, uma mulher o chama de “comunista”, enquanto dois homens tentam impedi-lo de registrar os ataques pelo celular. Enquanto reportava a violência à redação, o jornalista levou chutes e uma bandeirada. Um militante usou um capacete para acertá-lo na cabeça. 

As agressões sofridas pelo repórter fotográfico no exercício de suas funções profissionais são uma violação à liberdade de imprensa e uma evidência de baixo apreço pela democracia por parte dos manifestantes. 

É inaceitável que jornalistas tenham sua integridade física ameaçada em plena pandemia, quando cumprem tão somente seu dever de informar à sociedade. A Abraji exorta que as forças de segurança e o Ministério Público Estadual apurem o caso e punam os responsáveis, sob pena de chancelar novas agressões contra jornalistas no futuro.

Diretoria da Abraji, 16 de março de 2021
 

Assinatura Abraji