Abraji cobra ação contundente à agressão de policial ao repórter da Rádio Itatiaia
  • 30.08
  • 2022
  • 18:28
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji cobra ação contundente à agressão de policial ao repórter da Rádio Itatiaia

Por volta das 21h de sábado (27.ago.2022), o plantão da redação da Rádio Itatiaia recebeu a informação de que o policial civil Renan Henrique de Paula, que é candidato a deputado federal pelo PMN, foi detido suspeito de assediar uma menina de 13 anos, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Ao filmar uma briga entre um representante da vítima e Renan Henrique de Paula, o repórter foi hostilizado e agredido. O policial civil arrancou o celular do jornalista, se trancou no banheiro da delegacia e apagou as imagens. Quando tentou reaver o equipamento, o jornalista levou um soco no estômago.

Segundo informações do repórter e de testemunhas, os outros agentes que estavam no local não fizeram nada para conter o agressor. A equipe só conseguiu registrar o Boletim de Ocorrência numa base da Polícia Militar próxima à delegacia.

O ataque em Minas Gerais reflete como 2022 se tornou um ano violento para profissionais de imprensa no Brasil. Nos primeiros sete meses do ano, já foram registradas 66 agressões graves, que envolvem episódios de violência física, destruição de equipamentos, ameaças e assassinatos — crescimento de 69,2% em comparação com o mesmo período de 2021.

A Abraji se solidariza com o jornalista e com a Rádio Itatiaia, fundada em 1952 e que se tornou uma referência histórica para o radiojornalismo, sobretudo no contexto do enfraquecimento dos veículos locais e da crise financeira que assola as redações.

A Abraji insta o governador Romeu Zema (Novo), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e a liderança regional do Partido da Mobilização Nacional (PMN) a investigar, com transparência e independência, esse ato covarde. É inadmissível que policiais civis, pagos com dinheiro público, recorram à prática do cooperativismo para se omitir diante dos fatos. Obstruir o direito constitucional da imprensa de trabalhar é um ataque à democracia, sobretudo no período eleitoral.

Em 1.set.2022, a Abraji enviou um ofício ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, solicitando prioridade e urgência nas investigações, além de informações atualizadas sobre o caso. Em resposta, o Gabinete da Polícia Civil de Minas Gerais informou que tramita um procedimento investigativo para apurar a conduta de Renan Henrique de Paula. Também foi instaurada uma sindicância administrativa para apurar a conduta dos investigadores plantonistas.

O gabinete afirmou ainda que, em razão da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, não pode prestar maiores informações sobre a investigação, mas "assevera que todas as providências estão sendo adotadas para que, em breve, os fatos sejam esclarecidos, possibilitando a punição dos responsáveis''.

Diretoria da Abraji, 30 de agosto de 2022.

Atualizado às 19h15 do dia 16.set.2022.

Assinatura Abraji