Abraji anuncia resumos expandidos selecionados para o IX Seminário de Pesquisa
  • 20.07
  • 2022
  • 13:30
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji anuncia resumos expandidos selecionados para o IX Seminário de Pesquisa

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulga, nesta quarta-feira (20.jul.2022), seis resumos expandidos selecionados para apresentação no IX Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, evento integrado à programação on-line e gratuita do 17º Congresso da Abraji.

O processo de seleção foi feito por um comitê formado por três pareceristas, reconhecidos em suas respectivas áreas de atuação, de diferentes regiões do país e da Europa. O comitê realizou avaliações cegas (sem identificação do nome do pesquisador).

Divulgado em mai.2022, o edital informava que seriam selecionados oito trabalhos. Porém, devido a incompatibilidades com os termos do edital e critérios de avaliação da banca, seis resumos expandidos foram selecionados para o evento. Ao todo, a Abraji recebeu 10 trabalhos, oriundos de diferentes regiões do país.

Confira os trabalhos selecionados

Com o objetivo de estimular que mais pesquisadores compartilhem seus estudos em andamento sobre jornalismo investigativo, a Abraji deixou de exigir a elaboração do artigo completo para o evento. A ideia é possibilitar que as pessoas selecionadas aproveitem o estudo completo em outros eventos de pesquisa.

O resultado da seleção dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) será divulgado na sexta-feira, dia 22.jul.2022.

Informações sobre a participação dos pesquisadores no Seminário de Pesquisa serão compartilhadas por e-mail pela equipe da Abraji.

Em caso de dúvidas, escreva para este email: [email protected].

Sobre o Congresso

Promovido pela Abraji desde 2005, o 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo acontece de 3 a 7 de agosto, de forma mista, com mais de 80 atividades e quase 200 palestrantes.

A programação está distribuída em cinco dias, de quarta-feira a domingo. Nos dias 3 e 4 de agosto, será realizada a parte on-line e gratuita do evento. A versão presencial e paga (sem transmissão pela internet), ocorrerá de 5 a 7 de agosto, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em Higienópolis, São Paulo. O último dia do Congresso é totalmente dedicado à quarta edição do Domingo de Dados, com oficinas sobre jornalismo de dados, além de bastidores de investigações ligadas ao tema.

As apresentações dos resumos expandidos acontecerão nos dias 3 e 4.ago.2022, das 16h30 às 18h (hora de Brasília). Já os jornalistas recém-formados apresentarão seus TCCs selecionados no dia 3.ago.2022, das 14h30 às 16h (hora de Brasília).
 
Atenção: é necessário se inscrever separadamente nos eventos on-line e presencial, sendo que os ingressos para a versão presencial do Congresso e para o Domingo de Dados serão vendidos separadamente.

Nesta página, você tem acesso à programação completa, além de mais informações sobre os convidados da 17ª edição. Clique aqui para se inscrever na versão on-line. Para adquirir os ingressos da versão presencial, basta acessar esta área da página do Congresso. As principais dúvidas relacionadas ao evento, como o funcionamento do modelo misto, foram respondidas nesta seção.

Assinatura Abraji