Abraji anuncia Adriana Garcia como nova secretária executiva
  • 29.08
  • 2023
  • 10:00
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji anuncia Adriana Garcia como nova secretária executiva

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) anunciou, nesta terça-feira (29.ago.2028), sua nova secretária executiva. Adriana Garcia, jornalista, professora e designer estratégica, substitui Cristina Zahar, que durante cinco anos e meio esteve à frente da organização.

A nova líder da equipe de funcionários e colaboradores da Abraji é uruguaia de nascimento, mas migrou para o Brasil com a família aos 5 anos e é naturalizada brasileira. Tem mestrado em Jornalismo, Mercado e Tecnologia pela Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Foi diretora de digital do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos no Rio, em 2016, e trabalhou por mais de duas décadas em veículos como agência Reuters, Exame, Veja SP e Folha de S.Paulo. É também JSK fellow da Universidade Stanford (programa de bolsas de jornalismo do John S. Knight ), na Califórnia, onde aprofundou os estudos sobre inovação e Design Thinking. 

Palestrante TEDx, foi professora na pós-graduação em Jornalismo Investigativo no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e da graduação em Jornalismo das faculdades Cásper Líbero e ESPM.  Adriana Garcia também foi Google Teaching Fellow por 9 meses e em sua trajetória já treinou mais de 5 mil comunicadores em inovação e metodologias ágeis. É cofundadora do Orbitalab, laboratório de inovação para projetos de mídia digital.

“Para mim é uma honra passar a colaborar com uma das mais prestigiadas entidades dedicadas a desenvolver o método jornalístico no Brasil e no mundo”, disse a nova gestora. “Espero contribuir para que mais pessoas possam conhecer os protocolos da profissão, suas diretrizes éticas e prestigiar essa atividade que é tão essencial para o bom andamento da vida cívica, assim como ajudar a garantir a realização de treinamentos contínuos e de qualidade para uma nova geração de jornalistas”, acrescentou.

Entre as missões da nova secretária executiva estão a captação de recursos para os projetos, do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, dos cursos e demais projetos da entidade, a representação institucional da entidade no Brasil e no exterior, além de outras funções listadas neste edital.

Cristina Zahar resumiu seus mais de cinco anos à frente da secretaria executiva: “Sou muito grata à Abraji pela oportunidade de me reconectar com o jornalismo e, ao mesmo tempo, desenvolver minhas competências como gestora. Tudo em defesa da liberdade de imprensa e de um jornalismo de qualidade”, disse. “Desejo todo o sucesso à Adriana para que siga ampliando o alcance e a repercussão do trabalho da Abraji.”

Zahar assumiu um novo desafio ao se tornar a primeira brasileira a coordenar o programa da América Latina e do Caribe do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ). O novo email de contato dela é [email protected]. Para entrar em contato com Adriana Garcia, o email é: [email protected].

 

Assinatura Abraji