Abraji abre vaga de estágio em comunicação
  • 15.02
  • 2023
  • 16:00
  • Abraji

Abraji abre vaga de estágio em comunicação

Estudantes universitários dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social que residem em São Paulo podem se candidatar a uma vaga de estágio para atuar na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), uma das principais organizações da sociedade civil que trabalham em defesa da imprensa e de seus profissionais. Os estudantes interessados deverão se inscrever até o dia 8.mar.2023, por meio de um formulário on-line. A pessoa será selecionada para estagiar na área de comunicação da Abraji. É necessário estar cursando a graduação a partir do 6º período.

Além do formulário on-line, o processo seletivo inclui entrevistas e uma prova prática (a redação de uma pauta e de um texto). O modelo de trabalho será híbrido, e a jornada de trabalho é de 6 horas diárias, de segunda-feira a sexta-feira, totalizando 30 horas semanais. Preferencialmente, o horário seria das 10h30 às 17h30 (com uma hora de almoço). Mas é possível negociar os horários.

A candidatura de pessoas negras, indígenas e LGBTQIAP+ é encorajada.

Atividades

Produção e publicação de conteúdos e peças nos canais digitais da Abraji. Hoje, a Abraji publica conteúdos sobre a sua atuação e de interesse dos jornalistas nas redes sociais Twitter, Instagram, Facebook, TikTok e LinkedIn e no site da associação.

Redação, colaboração e diagramação de newsletters. A área de comunicação da Abraji produz atualmente duas newsletters. Uma é a semanal e pública, dividida em três seções principais: resumo das publicações da associação realizadas no site, nos últimos sete dias; “Abraji recomenda”, com sugestões de conteúdos sobre liberdade de expressão, acesso à informação e formação para jornalistas; e “Cadê a Abraji”, que traz os bastidores da atuação da Abraji e ações futuras. A outra newsletter é mensal, exclusiva para associados, conselheiros e diretores da Abraji, e resume as principais atividades da equipe e da diretoria da associação no período de um mês.

Apoio em eventos. Além do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, o maior encontro de jornalistas do país, a Abraji realiza eventos, como debates, oficinas e lançamentos, ao longo do ano, de maneira remota e presencial. Como os eventos da Abraji acabam mobilizando boa parte da equipe, é importante que o estagiário não só execute tarefas nessa área, mas também compartilhe ideias e sugestões sobre as atividades.

Apoio no planejamento, desenvolvimento e na implementação de estratégias e campanhas de comunicação.

Clipping. Entre suas responsabilidades, a pessoa selecionada terá de compilar e organizar as notícias e reportagens sobre a Abraji na mídia.

Colaborar com a produção de relatórios e materiais institucionais. 

Requisitos

  • Matrícula ativa nos cursos de Jornalismo ou Comunicação Social;
  • Estar cursando a graduação a partir do 6º período;
  • Residir no estado de São Paulo;
  • Disponibilidade para trabalhar no período da manhã e/ou da tarde;
  • Ter um bom texto em português;
  • Interesse não só por praticar o jornalismo, como também por refletir sobre ele;
  • Conhecimento das ferramentas básicas do Google, como Documentos, Planilhas e Formulários;
  • Conhecimento de programas da Adobe, como Photoshop, Illustrator e Premiere, e de ferramentas mais simples de edição, como Canva;
  • Noções de inglês e espanhol (mas não deixe de se candidatar por isso!).

Qualidades valorizadas

  • Ser uma pessoa organizada;
  • Cumprir prazos;
  • Ter autonomia;
  • Saber lidar com imprevistos.

Benefícios

  • Bolsa-auxílio e outros benefícios.

Sobre a Abraji

A Abraji é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos formada e mantida por jornalistas que se dedica ao aprimoramento profissional e à difusão dos conceitos e técnicas da reportagem investigativa por meio de seus três pilares: formação, acesso à informação e liberdade de expressão.

Entre as ações voltadas à formação, estão cursos, eventos, palestras e seminários, além da organização do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, o maior evento de jornalismo do Brasil e um dos maiores da América Latina.

Na área de acesso à informação, a Abraji desenvolve ações e projetos específicos sobre o tema. A defesa do direito de acesso a informações públicas faz parte da história da associação, uma das principais articuladoras do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, rede de organizações cuja atuação foi fundamental para a redação e aprovação da Lei de Acesso à Informação (LAI) em 2011.

A Abraji atua ainda na defesa da liberdade de expressão, promovendo cursos e elaborando documentos voltados à segurança dos jornalistas, acompanhando casos de censura judicial e de violência contra profissionais de imprensa. 

Além disso, por meio da litigância estratégica e advocacy, a Abraji atua como aliada dos interesses dos jornalistas e do jornalismo, em causas de impacto social e coletivo, em diferentes níveis de poder.

Para conhecer a equipe da Abraji, acesse esta página. Conheça nossas principais atividades aqui.
 

Clique aqui para se candidatar.
 

Dúvidas? Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]
 

Foto de capa: Greta Hoffman/Pexels

Assinatura Abraji