
- 20.08
- 2025
- 08:23
- Abraji
Formação
Acesso à Informação
A cobertura da COP 30 foi destaque no 20° Congresso
Cerca de 50 mil pessoas, entre jornalistas, representantes de países, sociedade civil, setor privado e ativistas, são esperadas na COP 30, que acontece em novembro, em Belém. A cobertura jornalística está atenta à principal conferência sobre mudanças climáticas, por isso, o tema teve destaque no 20° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.
Ao longo do evento da Abraji, que aconteceu de 10 a 13 de julho, mesas com jornalistas especializados na cobertura ambiental debateram a COP 30, além de uma sabatina com a CEO da conferência, Ana Toni.
CEO da COP 30, Ana Toni, é sabatinada durante o 20° Congresso da Abraji
*Foto: Amanda Gouvea
Mediada pelas jornalistas Catarina Barbosa, Molly Peterson e Thais Bilenky, a entrevista com Ana Toni discutiu o papel do Brasil na diplomacia ambiental e os desafios de equilibrar conservação e desenvolvimento. A conversa abordou ainda transparência, pressão internacional e o olhar crítico da imprensa sobre políticas climáticas. A matéria completa sobre a mesa pode ser acessada aqui e a transmissão da sabatina está disponível no Congresso Online.
Na atividade “Lobby na COP: investigando influências nos bastidores do clima”, o palestrante Claudio Angelo explicou que o lobby de empresas sobre políticos se divide em duas facetas: antes e durante a COP. Já a jornalista ambiental Karla Mendes destacou a importância de uma cobertura crítica. O também palestrante Bobby Magill defendeu o papel da imprensa de aproximar o público da COP 30. Confira a cobertura completa do debate neste link.
Dentro de uma redação, a crise climática faz com que todos tenham de estar atentos à pauta, porque as notícias ambientais se impõem cada vez mais na política, economia e relações exteriores. O assunto foi discutido na mesa “COP 30: como transversalizar a cobertura climática nas redações”. Uma das palestrantes, Giovana Girardi, chefe de cobertura socioambiental da Agência Pública, disse ser necessária a sensibilidade no jornalismo ambiental. Confira a matéria sobre a atividade aqui.
Participantes durante a palestra “Cobrindo a Amazônia no ano da COP 30: um guia para fontes locais”
* Foto: Luciana Vassoler
Durante a mesa “Cobrindo a Amazônia no ano da COP 30: um guia para fontes locais” foi ressaltada a importância da diversidade de fontes. Os palestrantes pontuaram que é necessário ouvir comunidades tradicionais e que os jornalistas devem cobrir a COP 30 indo além da agenda institucional. Participaram do debate os jornalistas da Revista Cenarium, Adrisa de Góes, Fabyo Cruz e Paula Litaiff, e a liderança indígena Auricelia Arapiun. Confira a cobertura do debate neste link e o guia de fontes disponibilizado pela Cenarium aqui.
A cobertura do 20° Congresso foi realizada pela Redação-Laboratório da Oboré, que produziu matérias destacando os principais pontos discutidos nas atividades. O conteúdo completo pode ser acessado no site www.congressoabraji.wordpress.com.
Inscrições para o Congresso online
Ainda dá tempo de assistir as atividades do 20º Congresso da Abraji. O ingresso para a modalidade online é gratuito. Ele dá acesso às mesas transmitidas ao vivo do Teatro ESPM, como ‘Rumo à COP30: desafios e pressões da política ambiental brasileira’. Os conteúdos ficam disponíveis para acesso até o final de agosto. Faça sua inscrição no site do evento através do link: congresso.abraji.org.br/inscreva-se.
* Foto da capa: Luciana Vassoler
Leia mais:
O mundo da imagem: a importância de recursos visuais para a construção de narrativas
Sem meio ambiente, nenhuma notícia está completa
Livro de Dom Phillips evidencia responsabilidades de cobrir temas sensíveis na Amazônia
Jornalistas discutem segurança, preparação e investigação em garimpos na Amazônia Legal
Comunicadores abordam o papel da comunicação para a justiça climática no Amapá e Pará
Como investigar o uso de agrotóxicos no país do agro?
Greenwashing ameaça práticas sustentáveis com ‘negacionismo soft’
Jornalistas indígenas debatem dificuldades na cobertura climática nos biomas do Brasil