47º Prêmio Vladimir Herzog faz sessão pública para escolher os vencedores nesta terça-feira
  • 06.10
  • 2025
  • 13:46
  • Samara Meneses

47º Prêmio Vladimir Herzog faz sessão pública para escolher os vencedores nesta terça-feira

Nesta terça-feira (7), das 14h às 18h, acontece a sessão pública de julgamento do 47º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Prêmio no YouTube. O evento marca o momento em que serão revelados os vencedores das sete categorias tradicionais — Arte, Fotografia, Texto, Vídeo, Áudio, Multimídia e Livro-reportagem — e da categoria EXTRA – Defesa da Democracia, criada em caráter especial no marco dos 50 anos do assassinato de Vladimir Herzog.

A nova categoria, instituída pela Comissão Organizadora, da qual a Abraji faz parte, foi criada para reconhecer produções jornalísticas que contribuam para a defesa e o fortalecimento da democracia. Com regulamento próprio e prazo diferenciado, o edital recebeu 120 trabalhos inscritos e destacou reportagens de grande impacto nacional. Confira os finalistas neste link

Além da categoria especial, o prêmio também divulgou os finalistas de suas sete categorias tradicionais, que somam 469 produções inscritas. Confira neste link a lista completa dos finalistas do Prêmio Vladimir Herzog 2025.

50 anos por Vlado

O Prêmio Vladimir Herzog chega a esta edição especial em meio às homenagens pelos 50 anos do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, torturado e morto pela ditadura civil-militar em 25 de outubro de 1975, nas dependências do DOI-CODI, em São Paulo. Desde sua criação, em 1979, a premiação reconhece profissionais e veículos de comunicação que se destacam na promoção dos direitos humanos e da liberdade de expressão.

Em 2023, a gestão do prêmio passou a ser conduzida pelo Instituto Prêmio Vladimir Herzog, associação civil sem fins lucrativos, fundada em novembro de 2022. A entidade reúne 18 instituições da sociedade civil e a família Herzog, incluindo a Abraji, ABI, Artigo 19, Fenaj, Conectas Direitos Humanos, Instituto Socioambiental (ISA), ECA/USP, Geledés, Intercom, SBPJor, entre outras. Um arco de alianças formado pela PUC-SP, Teatro da PUC, TV PUC, Pryzant Design, CDI e Oboré atua como parceiro realizador.

O 47º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Calendário das próximas atividades:

  • Sessão pública e anúncio dos vencedores: 7 de outubro, das 14h às 18h (transmissão ao vivo pelo YouTube).
  • Roda de conversa com os ganhadores: 27 de outubro, das 14h às 17h, no Tucarena (PUC-SP).
  • Solenidade de premiação: 27 de outubro, às 20h, também no Tucarena (PUC-SP).


Para se manter atualizado sobre o Prêmio Vladimir Herzog e as próximas atividades, acompanhe as redes oficiais da Abraji e do Instituto Vladimir Herzog. Acesse: www.premiovladimirherzog.org 
 

Assinatura Abraji