16º Congresso da Abraji fica no ar somente até esta quarta-feira
  • 22.09
  • 2021
  • 11:40
  • Abraji

Formação

16º Congresso da Abraji fica no ar somente até esta quarta-feira

Atualizado em: 29.set.2021.

Os conteúdos do 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji ficarão disponíveis por mais algumas horas, até as 23h59 desta quarta-feira (29.set.2021). O maior encontro de jornalismo do Brasil registrou mais de 10 mil inscritos, incluindo os dois eventos paralelos, o VIII Seminário de Pesquisa e o 3º Domingo de Dados, e segue com inscrições abertas. 

Além de promover mais de 50 oficinas e palestras, o 16º Congresso foi palco de grandes debates sobre jornalismo no Brasil e no mundo. Meio ambiente, ataques contra mulheres jornalistas, abuso sexual, racismo, perseguição à imprensa e desinformação são alguns exemplos das discussões promovidas no evento. 

Ao se inscrever gratuitamente, é possível acessar conteúdos como “Investigações que já fizeram história no governo Bolsonaro”, “Abusos sexuais em grandes redes de poder: os casos Samuel e Saul Klein” e o “caso Jeffrey Epstein”, além da entrevista inédita com o senador Renan Calheiros. 

O 16º Congresso contou com 143 painelistas, sendo 30 estrangeiros de 15 países que enriqueceram o debate e trouxeram novas perspectivas sobre a profissão. Clique aqui para acessar os relatos de Cuba, Colômbia e Nicarágua e de jornais perseguidos no Paquistão e em Hong Kong. Mesas como “Índia e Brasil: populismo, misoginia e ataques à imprensa” e “O que podemos aprender com iniciativas do jornalismo na África” trouxeram outros olhares para problemas enfrentados também no Brasil. 

Fora os painéis, oficinas e cursos, o Congresso exibiu dois documentários: um de homenagem ao trabalho feito pelas jornalistas Kátia Brasil e Elaíze Farias, fundadoras do portal de notícias Amazônia Real, e outro em defesa da liberdade de imprensa.

Já o VIII Seminário de Pesquisa, contou com a apresentação de artigos acadêmicos e trabalhos de conclusão de curso (TCCs) sobre jornalismo investigativo e com debates importantes sobre jornalismo local a serviço dos públicos e insights sobre o que os consumidores de notícias querem.

Os loucos por dados ainda têm a chance de assistir às oficinas de SQL, Python e R para jornalismo, e os debates promovidos no 3º Domingo de Dados. Mesas como “Jornalismo de dados nas universidades: desafios para o currículo” e “Modelos de negócios em jornalismo de dados” seguem abertas até a próxima quarta-feira, 29.set.2021. 

Em caso de dúvidas, escreva para [email protected]
 

Assinatura Abraji