Liberdade de expressão

Help Desk

Violência de gênero contra jornalistas - FAQ

Violência de gênero contra jornalistas - FAQ

O que são ataques de gênero?

São casos em que o agressor usa o gênero ou a sexualidade como forma de atacar a vítima. No projeto, foram considerados ataques de gênero situações que envolvem violência sexual, ataques à reputação e à moral e ameaças de estupro, mas outros contextos também podem se encaixar nesse escopo, a depender do caso. É importante destacar que a Abraji  usa uma visão abrangente de gênero, incluindo a sexualidade e a orientação sexual. 
 

Sou mulher e sofri uma agressão no meu local de trabalho. Posso denunciar?

As diversas formas de violência sofridas nas empresas jornalísticas ou outros espaços de trabalho fazem parte do quadro mais amplo de violações da liberdade de imprensa com viés de gênero. No entanto, este monitoramento foca nos ataques entendidos como externos a esses ambientes. Nesses casos, são considerados agressores tanto autoridades públicas quanto agentes não estatais, ou até mesmo jornalistas de outros veículos, contanto que não estejam envolvidos em situações de violência internas nos locais de trabalho. 
 

Sou homem, como posso contribuir com o monitoramento?

A metodologia do projeto tem uma visão ampla a respeito de gênero. Por essa razão, o formulário pode ser preenchido por mulheres cisgêneras ou transgêneras, travestis, homens cisgêneros ou transgêneros, pessoas não-binárias ou outras identidades de gênero não especificadas. 

Também é possível preencher o formulário como denunciante, caso saiba de alguma ou algum colega que tenha sofrido violência no exercício da profissão de jornalista ou comunicador(a).
 

Só posso denunciar se tiver todas as informações solicitadas no formulário?

Não. As perguntas são feitas com base no que a Abraji considera relevante para o monitoramento. Contudo, durante a fase de apuração, a equipe poderá entrar em contato para verificar questões, se necessário. 
 

Trabalho em um veículo que sofreu um ataque, posso enviar uma denúncia?

Sim, se o veículo cobre temas relacionados a gênero e sexualidade ou é possível identificar viés de gênero nos ataques, a denúncia pode ser feita.
 

O que é feito com as denúncias?

Todas as denúncias são apuradas pela equipe de monitoramento, que classifica os casos segundo a metodologia do projeto. Depois de processados, os dados estatísticos e qualitativos serão a base de um relatório sobre o cenário brasileiro de violência de gênero contra jornalistas. Os números obtidos também são divulgados neste site e ficam disponíveis tanto para formuladores de políticas públicas como para o público em geral.  
 

As denúncias são anônimas?

Para preencher o formulário de denúncias é preciso indicar alguma forma de identificação e contato, mas nenhum desses dados será divulgado. A Política de Privacidade do projeto garante que os dados serão analisados como parte do estudo e a publicação de quaisquer informações passará por um processo de  anonimização. Se tiver dúvidas ou desejar encaminhar uma denúncia anônima, o contato pode ser feito pelo e-mail: [email protected].

 

ACESSE O PROJETO                                        FAÇA SUA DENÚNCIA

Assinatura Abraji