Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Help Desk

Saiba como acessar o Atlas de Notícia de forma automatizada

Saiba como acessar o Atlas de Notícia de forma automatizada

Quem quer acessar o Atlas de Notícia, levantamento realizado pelo PROJOR em parceria com Intercom e 22 escolas de jornalismo, apoio do Facebook Journalism Project e apoio institucional da Abraji, ganhou uma forma mais eficiente.

O projeto já tem uma API (application programming interface) que permite a pesquisa a captura de informações de forma mais rápida ou automatizada. Sérgio Spagnuolo, coordenador do Volt Data Lab e responsável pela realização do trabalho, e a Abraji criaram scripts para acessar a API do Atlas de Notícia.

Por exemplo, com programas, em R ou Python, é possível baixar em instantes todos os veículos de mídia de um Estado em formato de planilha. Veja aqui um guia de acesso da API e aqui o script em Python escrito pela Abraji.

Nesta edição do Atlas da Notícia foram mapeados 13.732 veículos em todas as regiões do país. O segmento mais expressivo é o rádio, que corresponde a 35,5% do total; em seguida, vem impresso (29%), online (25,8%) e televisão (9,8%). Essa predominância do rádio está atrelada a outro dado do Atlas: dentre os  331 veículos jornalísticos fechados nos últimos meses, 60% eram impressos.

Assinatura Abraji