Formação

Help Desk

Recursos para Jornalistas Mulheres | Capítulo 6: Especialistas femininas

Recursos para Jornalistas Mulheres | Capítulo 6: Especialistas femininas

Publicado originalmente no site da GIJN.

Especialistas mulheres são muito sub-representadas na mídia em todo o mundo, como muitos estudos mostram. Trabalhar para incluir um equilíbrio de fontes masculinas e femininas poderia ajudar a mudar o atual paradigma. 

A GIJN compilou um guia de recursos para serviços com bancos de dados funcionais e confiáveis, usados por jornalistas que buscam especialistas. Aqui estão alguns outros lugares onde você pode procurar fontes femininas.

O Projeto BBC 50:50, iniciado em 2018, envolve a manutenção de registros para mostrar a proporção de mulheres que aparecem em conteúdos da BBC para rádio, TV e online. O Global Media Monitoring Project é o maior e mais longo estudo longitudinal sobre gênero na mídia mundial.

O Think Olga criou o projeto Entreviste uma Mulher, que consiste em um banco de dados com nomes de mulheres especialistas em diversas áreas, disponíveis para serem entrevistadas por jornalistas e produtores de conteúdo.

A iniciativa Mulheres Também Sabem reúne os dados de mulheres especialistas em diversas áreas, como antropologia, economia e sociologia. É possível pesquisar por área de especialidade e palavras-chave. 

A plataforma Request a Woman Scientist, patrocinada por 500 mulheres cientistas, ajuda os jornalistas a se conectarem com uma extensa rede multidisciplinar de mulheres examinadas em ciências para especialização no assunto, colaboração de projetos, conferências e painéis.

SheSource da Women’s Media Center é um banco de dados de mais de mil especialistas do sexo feminino em diversos tópicos em todo o mundo. É possível pesquisá-las pelo nome, por palavra-chave e área de especialização. Fonte de biografia e fotos são fornecidas, e os especialistas podem ser contatados através de um formulário no site.

Women Plus é uma lista de mais de 750 “especialistas em tecnologia” autodeclaradas, organizadas por categorias.

Women’s Room é um banco de dados global com base no Reino Unido de especialistas mulheres projetado para uso por jornalistas credenciados. Você pode pesquisar por especialização, palavra-chave e região geográfica. Há também um fórum de discussão para chats sobre tópicos relevantes.

Foreign Policy Interrupted, lançada para destacar e ampliar as vozes das mulheres na política externa, tem uma lista de especialistas neste tema do mundo todo. classificadas por área de interesse. O FPI também fornece ferramentas e treinamento para mulheres especialistas.

Quote This Woman+ é uma organização sem fins lucrativos sul-africana com um banco de dados de centenas de mulheres+ especialistas, em tópicos que vão da agricultura à xenofobia. O + representa os outros grupos que são marginalizados na grande mídia, cujas vozes são amplificadas pela organização (ou seja, membros da comunidade LGBTQI+, pessoas com deficiência, moradores de áreas rurais ou aqueles que vivem na pobreza). O grupo também ajudará a encontrar uma especialista específica para você. Quote this Woman+ também oferece treinamento em mídia para especialistas em mulheres+. Confira o site para obter acesso ao banco de dados e inscreva-se no boletim informativo para receber listas de especialistas quinzenalmente.

Voces expertas é um diretório online (em espanhol) de mulheres especialistas na América Latina para consulta de jornalistas.

Este diretório aberto lista 257 mulheres especialistas no Japão e na Coréia e outro lista 495 mulheres especialistas em Hong Kong, Macau, China e Taiwan.

Women Make the News/Tailândia é uma base de dados de mulheres especialistas tailandesas, projetada para jornalistas. Você pode pesquisar por setor, conhecimento, tema, localização e palavras-chave.

Brookings Institution, um centro de estudos sobre política com sede em Washington, compilou na lista Women +Sourcelist de mais de 600 especialistas norte-americanos em políticas de tecnologia de gêneros sub-representados.

Women Also Know Stuff tem um diretório de estudiosos, organizado pela área de pesquisa e países ao redor do mundo.

Women for Media é um banco de dados de mais de 200 especialistas e líderes mulheres na Austrália, pesquisável por nome ou palavra-chave.

ExpertWomen é um banco de dados de mulheres especialistas no Canadá, pesquisável por palavra-chave e com informações para contato.

Assinatura Abraji