Formação

Help Desk

Recursos para Jornalistas Mulheres | Capítulo 5: Encontrando mentores

Recursos para Jornalistas Mulheres | Capítulo 5: Encontrando mentores

Publicado originalmente no site da GIJN.

Mentores têm experiência e conhecimento que podem ajudá-la com diversas questões, incluindo avançar com um projeto, negociar um salário justo, ou navegar em um ambiente de trabalho insalubre ou um relacionamento difícil com um colega. Pode levar algum tempo para encontrar a pessoa certa, mas vários recursos estão disponíveis especificamente para mulheres jornalistas.

Digital Women Leaders oferece às mulheres jornalistas um treinamento individual gratuito de 30 minutos. A maioria das treinadoras listadas trabalha nos EUA, mas mulheres que residem em outros países também estão disponíveis. Ainda assim, algumas questões – como a discriminação no local de trabalho e a disparidade salarial – são universais.

Simpósio de Jornalismo e Mulheres, com sede nos EUA, tem um programa de orientação para membros durante todo o ano. Os mentores são selecionados com base nas necessidades e localização, e é possível escolher seu próprio horário e modo de comunicação. O programa fornece suporte em tópicos como coaching de carreira, redação de currículo, entrevistas de emprego, gerenciamento e liderança, solicitação de aumento e muito mais.

Coalition for Women in Journalism oferece orientação de jornalistas experientes no México, na América Latina e na Ásia.

Chicas Poderosas tem filiais em 16 países e organiza oficinas de jornalismo investigativo e hackathons; treina mulheres em liderança, habilidades digitais e novas mídias; e facilita a orientação e bolsas de estudo.

Women in News  fornece orientação e treinamento facilitados para grupos de mulheres jornalistas na África Subsaariana, Oriente Médio e Sudeste Asiático.

O Programa de Mentoria Latinas no Jornalismo, com sede nos EUA, é para jornalistas mulheres latinas e pessoas não binárias que trabalham em notícias e buscam orientação de outras latinas do setor.

Assinatura Abraji