Acesso à Informação

Help Desk

Que tipo de cobertura de mudança climática você lê nas notícias?

Que tipo de cobertura de mudança climática você lê nas notícias?

As organizações de notícias em países ricos cobrem a mudança climática de forma muito diferente das organizações de notícias nos países mais pobres, de acordo com um novo relatório - e isso não mudou muito ao longo do tempo, apesar de um olhar mais detalhado sobre como as organizações de notícias em todo o mundo estão reportando esse assunto ter mostrado pequenos sinais de progresso.

Em um estudo publicado na edição de setembro da Global Environmental Change, pesquisadores da Universidade do Kansas e da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hanoi analisaram como a mídia em 45 países e territórios retratou as mudanças climáticas e como essa cobertura afetou fatores socioeconômicos e ambientais. como o PIB per capita, a frequência de desastres naturais, os níveis de emissão de dióxido de carbono e os níveis de liberdade de imprensa.

A amostra total incluiu 37.670 artigos de notícias, publicados entre 2011 e 2015, de 84 publicações (geralmente jornais) em quatro idiomas (inglês, francês, espanhol e português). 

Leia o texto completo (em inglês).

Assinatura Abraji