Acesso à Informação

Help Desk

Entenda como funciona (e como usar) a Lei de Acesso à Informação em outros países

Entenda como funciona (e como usar) a Lei de Acesso à Informação em outros países

Crime, dinheiro e política atravessam fronteiras todos os dias e, assim, os repórteres precisam de ferramentas e habilidades para rastrear essas histórias em outros territórios.

A legislação sobre transparência, como os pedidos de Liberdade de Informação (Lei de Acesso a Informação no Brasil - Freedom of Information ou FOI nos EUA), são armas poderosas no arsenal de um repórter habilidoso.

O Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) dispõe de algumas dicas e truques para ajudá-lo a lançar um projeto FOI global e melhorar suas reportagens. 

O que é liberdade de informação (FOI)?

FOI ou Freedom of Information (Lei de Acesso à Informação - LAI, no Brasil) é um termo genérico para uma variedade de leis de transparência ou dados abertos em dezenas de países ao redor do mundo. As leis da FOI concedem aos cidadãos o direito de enviar pedidos de dados ou perguntas a órgãos governamentais, organizações públicas e algumas empresas que tenham contratos públicos.
As leis variam de país para país, mas geralmente as solicitações são gratuitas e normalmente há um período de tempo no qual o órgão responsável deve responder à sua apresentação.

Leia o texto completo (em inglês).

Assinatura Abraji