Formação

Help Desk

Dicas do NICAR 2018 - Ferramentas

Dicas do NICAR 2018 - Ferramentas

O coordenador de cursos e projetos da Abraji, Tiago Mali, participou, no começo de março, da edição de 2018 do NICAR, principal evento de jornalismo de dados do mundo. Organizado pelo IRE (Investigative Reporters and Editors) – entidade que inspirou a criação da Abraji –, o evento ocorreu em Chicago entre 8 e 11 de março.

Tal como em 2017, Mali reuniu o que viu de melhor em dois e-mails enviados para a lista de associados da Abraji. O conteúdo é dividido em 5 tópicos: reportagens; os seres humanos por trás dos dados; as máquinas que fazem jornalismo e anti-jornalismo; workshops; e ferramentas.

Abaixo, uma adaptação do texto do coordenador da Abraji sobre ferramentas e dicas do NICAR 2018.

Ferramentas/dicas

Jeremy Caplan, diretor de educação da Escola de Jornalismo da CUNY apresentou 30 ferramentas úteis para jornalistas em uma sessão de 60 minutos. Mali separou as mais interessantes e apresentou também outras dicas bacanas que apareceram no NICAR.

1 – Transcrever entrevistas automaticamente

Serviços de transcrição de entrevistas são especialmente úteis para jornalistas. Caplan cita três, que ainda não estão disponíveis em português, mas que vale ficar atento: o gratuito Otter e os pagos Temi e Cassette. Aqui, um link com 28 ferramentas de transcrição, incluindo o Trint, recomendado por Mali, que funciona bem com áudios de boa qualidade, mesmo em português.

2 – Workbench

Esta ferramenta, ainda em desenvolvimento, transforma o trabalho com planilhas em uma espécie de linha de produção mais fácil de entender. Segundo Mali, uma das grandes qualidades do workbench é que o processo é reprodutível. “Todos os passos do que você faz para limpar e analisar os dados ficam guardados e podem ser revisados/alterados/repetidos depois. Além disso, ele está desenvolvendo módulos que tornam fácil, nesse processo de produção, consultar dados do Twitter e Facebook, por exemplo”, explica. É possível testar a versão beta do software aqui.

3 – Power query – Carregue tabelas com milhões de linhas no Excel

Um problema recorrente para jornalistas de dados são as bases com mais de 1 milhão de linhas, que costumam travar em softwares de planilhas como o Excel. A Microsoft mostrou no Nicar uma funcionalidade que está nas últimas versões de seu Excel (2016 e 365) que ataca esse problema.

O power query permite fazer limpeza reprodutível de dados (a exemplo do workbench) e carregar bases de dados gigantescas no Excel sem travar. “O segredo é que eles deixam você fazer uma tabela dinâmica sem carregar todas as linhas do arquivo bruto. É como se ele embutisse um software de banco de dados (SQL) dentro do Excel, sem a necessidade de escrever linhas de query. Também permitem cruzamentos de dados complexos sem a necessidade do velho ProcV ou do Index and Match (comandos usados normalmente para cruzar dados em planilhas”, explica Mali.

A funcionalidade só está disponível para o Excel de 2016 para frente na versão para Windows. Para visualizações complexas de dados, a Microsoft está dando uma versão gratuita do Power BI, recorrentemente utilizado por pessoas que trabalham com Bussiness Inteligence.

4 – Soundcite

Ferramenta para embutir áudio de um jeito mais orgânico no texto de uma reportagem.  

5 – WaterLogue

Ferramenta que permite estilizar fotos quando faltar um designer para ajudar. 

6 – Tipografia cinética

Ferramenta para criar mini-vídeos de textos sendo escritos na tela sem gastar muito tempo. 

7- Tweetroot 

Aplicativo que cria uma nuvem de palavras a partir do que é tuitado em uma conta ou junto com uma hashtag da rede social. Útil para analisar visualmente um conteúdo de forma rápida e decidir se vale a investigação. 

8 – Flourish

Ferramenta patrocinada pelo Google para criação de infográficos. Há um plano gratuito oferecendo opções avançadas para redações jornalísticas. Tem de se cadastrar aqui

9 – Unsplash

Repositório de fotos de alta qualidade tiradas por fotógrafos profissionais para uso gratuito no jornalismo. 

10 – Noun Project

Repositório de ícones para uso gratuito em que basta dar o crédito corretamente.

11 – MixMax

A ferramenta compila uma série de serviços que outros plug-ins oferecem para o e-mail. Dentre eles, receber avisos quando os destinatários abrirem (ou não) o e-mail enviado, embedar todo o tipo de conteúdo (vídeo, apresentações e outros) dentro da mensagem, criar modelo de repostas para e-mail repetidos e outras utilidades. 

12 – Guia da infografia horrorosa

Essa lista reúne alguns dos principais sites que indicam o que não fazer em termos de visualização de dados: viz.wtf/ | Ugly Visualizations | Junk Charts | Worst 27 Charts | Misleading Charts 

13 - Sublime Text e Atom

O Sublime Text e o Atom são os editores de texto de preferência dos jornalistas de dados dos EUA no Nicar, segundo Mali. “Um bom editor de texto preparado para códigos e um conhecimento de expressões regulares às vezes é tudo o que você precisa para organizar a sua vida quando está começando a programar aplicações jornalísticas”, explica. 

14 - Expressões regulares

Esta ferramenta traz uma série de comandos curtos que podem ser utilizados para retirar de uma base de dados apenas determinadas informações. “Por exemplo, extrair só números, só texto, só dados que estão num lugar específico antes ou depois de uma palavra, etc. Facilita demais a vida em tabelas não muito certinhas, vale sempre dar uma olhada”, explica o diretor de cursos da Abraji

15 – Instale tudo o que o pessoal do Nicar usa nos workshops

Este respositório vem com referências para instalar tudo o que estava nas máquinas das salas hands-on do Nicar. Vale como uma lista das ferramentas que os jornalistas de dados por lá consideram as mais importantes.

Assinatura Abraji
Notas

Tiago Mali, coordenador de cursos da Abraji, viajou à Florida para participar do Nicar em março de 2018. Todas as suas despesas foram cobertas com recursos da própria Abraji.