Liberdade de expressão

Help Desk

Como lidar com o assédio online

Como lidar com o assédio online

Medidas para redações e jornalistas abordarem assédio online, que visa silenciar jornalistas independentes e desacreditar seu trabalho

Essas medidas são baseadas nas melhores práticas coletadas em 45 redações de toda a Europa e fornecem estratégias específicas para lidar com o impacto emocional e profissional que o assédio online causa aos jornalistas.

O objetivo principal da Ontheline Platform for Newsrooms é coletar e compartilhar recursos e melhores práticas para que veículos de mídia e jornalistas possam prevenir, combater e abordar o assédio e os abusos online contra eles. Ao fornecer essas ferramentas para as redações, ela visa não apenas combater o impacto negativo pessoal e profissional do abuso online sobre jornalistas, mas também ajudar a evitar a crescente autocensura decorrente de ataques online que ameaçam o acesso do público às notícias.

A Plataforma reflete as descobertas de entrevistas com mais de 110 editores, jornalistas e moderadores de comunidade, bem como conversas complementares com especialistas jurídicos, representantes da sociedade civil e acadêmicos. Além disso, oito grupos com foco em jornalistas do sexo feminino e freelancers foram realizados para discutir medidas para combater ataques que afetam esses grupos especificamente.

Acessa a plataforma completa (em inglês).

Assinatura Abraji