Acesso à Informação

Help Desk

Caixa de Ferramentas do GIJN: Rastreando Nomes e Websites, Verificando Vídeos, um Mecanismo de Pesquisa por Agrupamento

Caixa de Ferramentas do GIJN: Rastreando Nomes e Websites, Verificando Vídeos, um Mecanismo de Pesquisa por Agrupamento

Publicado originalmente em inglês no site do GIJN. Traduzido por Ana Beatriz Assam.

Manter o controle de sua pesquisa geralmente é o aspecto mais importante, mas mais negligenciado das investigações online, assim como a capacidade de verificar o material que você já encontrou. Nesta edição da Caixa de Ferramentas da GIJN, examinamos ferramentas para manter registros em tempo real de pesquisas online, algumas ferramentas para verificar vídeos e exemplos de como elas podem ser usadas, bem como um mecanismo de pesquisa que oferece várias maneiras diferentes de visualizar os resultados de pesquisa.

Nunca esqueça

Qualquer pessoa que tenha feito pesquisas online sabe da frustração de vasculhar páginas e páginas de informações quando de repente você vê algo que reconhece - uma foto, um nome ou um comentário. Você sabe que já o viu em algum lugar, mas a pesquisa no histórico do navegador não retorna nada. Depois de um longo momento de frustração, você reduz a pesquisa, mas quando você finalmente encontra o link que está procurando, a página está quebrada ou foi removida.

Documentar pesquisas online pode ser cansativo, mas é essencial considerando que você provavelmente percorre centenas de páginas da web todos os dias. O aplicativo Hunchly foi desenvolvido especificamente para automatizar e simplificar esse tipo de trabalho de documentação.

O Hunchly é uma extensão do Chrome e um aplicativo que é executado na maior parte dos sistemas operacionais. Depois de instalado, ele captura automaticamente uma cópia das páginas visitadas, bem como muitos metadados sobre as páginas. Funciona silenciosamente, em segundo plano, e pode armazenar as páginas capturadas em inúmeras pastas diferentes, chamadas “cases”. 

Quando precisar revisar, abra o aplicativo Hunchly e você terá um histórico completo de suas pesquisas, bem como cópias das páginas que você pode exportar como PDF ou HTML.

A extensão Hunchly também tem a capacidade de adicionar notas às suas páginas armazenadas.

Um dos melhores recursos do Hunchly são os "selectors". Um selector é simplesmente uma pesquisa que você deseja realizar em todas as páginas que visita. Por exemplo, você pode adicionar o nome de uma pessoa, um endereço de e-mail ou até mesmo um link como um selector. Quando os selectors estiverem definidos, o Hunchly te avisará toda vez que você visitar uma página que tenha correspondências para seus selectors. Além disso, você pode usar os selectors no aplicativo para filtrar seu histórico de pesquisa.

O Hunchly monitora tudo, desde as páginas que você visita até as pesquisas que você faz e as imagens que coleta - e tem uma avaliação gratuita de 30 dias, após a qual é necessário fazer uma assinatura paga.

O que há em um nome (de usuário)?

Embora existam muitas  boas ferramentas disponíveis online especificamente projetadas para auxiliar na pesquisa de inteligência de fontes abertas (OSINT), há também muitas que não foram especialmente desenhadas para esse tipo de trabalho, mas que, no entanto, podem se mostrar muito úteis. O Namechec_k é uma dessas ferramentas.


Namechec_k pesquisa centenas de sites por nomes de usuários correspondentes.

O Namechec_k foi desenvolvido para te ajudar a encontrar um nome de usuário disponível que possa ser usado em centenas de sites diferentes. Usando Namechec_k, indivíduos ou organizações podem ver quais nomes de usuário ou URLs personalizadas estão disponíveis para registro.

Para fins de investigação, no entanto, Namechec_k também é um serviço útil para encontrar sites nos quais um nome de usuário específico já foi registrado. Muitos usuários usam o mesmo nome de usuário em várias plataformas de redes sociais, por exemplo. Portanto, se sua pesquisa identificar um nome de usuário específico, pode ser útil verificar se o mesmo nome de usuário é usado em outro lugar da Internet.

Graças ao Namechec_k você vai encontrar todos os sites de mídia social e serviços nos quais o nome de usuário já está registrado. Isso não significa necessariamente que eles são a mesma pessoa, mas uma pequena investigação online pode ajudar a separar as contas de interesse.

Um serviço parecido é o Knowem, que também pesquisa centenas de serviços online para identificar nomes de usuário correspondentes.

Vídeos fakes

A verificação de vídeos pode ser difícil, especialmente porque as ferramentas de manipulação de vídeo continuam a melhorar e pessoas mal intencionadas se tornam cada vez mais sofisticadas na produção e distribuição de fake news. Uma das técnicas mais comuns usadas para levar o público a acreditar em uma coisa que não é verdade é pegar um pedaço de um vídeo e editá-lo junto com outro para criar um contexto e um significado totalmente novos.

Uma das melhores maneiras de descobrir esse tipo de truque é comparar imagens do vídeo com outras imagens online para ver se existem correspondências que indiquem que a origem do vídeo é diferente do que se afirma. Um bom exemplo dessa técnica é o trabalho realizado pela Bellingcat para verificar um vídeo do que parece ser movimentos de tropas na Lituânia.

A ferramenta usada pela Bellingcat é o YouTube Data Viewer da Anistia Internacional. A ferramenta é simples de usar: digite a URL de um vídeo no YouTube e clique em “Go”. A primeira coisa que a ferramenta fará é exibir algumas informações sobre o vídeo, como quando foi feito seu upload. Mas a parte mais importante do serviço é que ele também retorna uma série de miniaturas do vídeo. Depois que essas miniaturas são geradas, você poderá realizar uma pesquisa de imagem inversa, que pode revelar que essas mesmas imagens aparecem em uma versão diferente do vídeo ou em um contexto diferente.

Outra forma de verificar um vídeo é fazer referência cruzada com outros vídeos gravados na mesma hora e local. A ferramenta da Anistia não oferece essa opção, mas o YouTube Location Finder oferece. O Location Finder tem a opção de encontrar vídeos que foram geolocalizados e estão dentro de um determinado raio de um ponto geográfico. As pesquisas também podem ser mais precisas usando palavras-chave e fornecendo uma janela de tempo.

Similar ao YouTube Data Viewer, o Location Finder também gerará um um conjunto de miniaturas do vídeo que pode ser usado para fazer uma pesquisa de imagem inversa.

Pesquise diferente

A maioria das pessoas usa o Google para fazer pesquisas na internet e, embora o Google seja extremamente poderoso e tenha um banco de dados extenso, seu poder real apenas aparece se você souber como refinar suas pesquisas usando os vários operadores e limitadores.

 Carrot2 exibe resultados de pesquisas agrupados.

Carrot2, por outro lado, oferece várias formas interessantes e diferentes de procurar informações. Sua principal característica é que ele agrupa os resultados de vários mecanismos de pesquisa em uma série de temas comuns. Por padrão, elas são apresentadas como "folders". Então, por exemplo, se você está pesquisando "jornalismo investigativo", os resultados podem ser agrupados em folders chamadas "conferências", "notícias sem fins lucrativos" e assim por diante.

Você também pode visualizar os resultados como algo parecido com um gráfico circular no qual cada um desses grupos é representado por uma fatia e o tamanho da fatia é determinado pelo número de resultados. 

Carrot2 ainda oferece muitos algoritmos que agrupam os resultados de diversas maneiras diferentes, algumas das quais podem ser mais úteis do que outras para uma pesquisa específica.


Alastair Otter é coordenador de TI da GIJN. Ele também é sócio do Media Hack Collective, uma iniciativa de jornalismo de dados com sede em Joanesburgo, onde ele programa visualizações de dados interativos e gerencia vários sites de mídia online.

Assinatura Abraji