Acesso à Informação

Help Desk

Adobe desenvolve ferramenta para identificar imagens de faces em Photoshop

Adobe desenvolve ferramenta para identificar imagens de faces em Photoshop

Com vídeos Deepfake sendo manchetes recentemente e campanhas contra o excesso de Photoshop em modelos ganhando força nos últimos anos, as pessoas estão mais conscientes do que nunca de como as imagens podem ser manipuladas digitalmente. Agora, a empresa que criou o Photoshop, a Adobe, quer fornecer ferramentas aos usuários para que eles identifiquem imagens falsas.

"Embora tenhamos orgulho do impacto que o Photoshop e outras ferramentas criativas da Adobe fizeram no mundo, também reconhecemos as implicações éticas da nossa tecnologia", escreveu a Adobe em um post no blog.

Uma equipe de pesquisadores usou a aprendizagem profunda (do inglês Deep Learning)  para treinar inteligência artificial para reconhecer imagens de rostos que foram alterados. O treino consistia na exibição de pares de imagens, uma original e outra alterada, para que o sistema pudesse aprender os sinais que denunciam a manipulação. No final do treinamento, a ferramenta foi capaz de identificar imagens manipuladas em até 99% das vezes, em comparação com a taxa de identificação de 53% de humanos.

Foi possível até que a ferramenta revertesse imagens que haviam sido alteradas de volta a como eram antes.

Leia o texto completo (em inglês).

Assinatura Abraji