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Guia de Eleições para Repórteres Investigativos | Capítulo 2: Preparação para as eleições

Guia de Eleições para Repórteres Investigativos | Capítulo 2: Preparação para as eleições

Publicado originalmente pelo site da GIJN.

As eleições nacionais devem ser disputas aceitáveis e justas pelo direito de governar, que são decididas por leis e por eleitores devidamente informados. Repórteres investigativos examinam a lacuna entre o que deveria acontecer e o que realmente está acontecendo nessas disputas, e quem está por trás dos esforços para subverter a vontade do povo.

Especialistas dizem que a preparação para investigar essa lacuna envolve aprender as regras e leis que regem a disputa; determinar ferramentas e métodos para manter você, seus dados e suas fontes seguros; e listar as tendências, fontes e ameaças que podem desencadear histórias e investigações valiosas.

Neste capítulo, destacamos as regras e tendências técnicas que os repórteres precisam estar cientes, entre elas como os procedimentos de votação estão mudando em diferentes regiões e como identificar evidências de interferência estrangeira. Também fornecemos uma estrutura de como os jornalistas podem monitorar o autoritarismo crescente nas democracias, incluindo uma lista de táticas antidemocráticas que os autocratas usam cada vez mais para influenciar as eleições.

Além de uma lista de recursos recomendados para manter os repórteres seguros enquanto estiverem seguindo o rastro de campanhas, também compartilhamos várias ferramentas projetadas para lidar com os prazos apertados e a enxurrada de informações que caracterizam as eleições nacionais. Por exemplo, os principais jornalistas dizem que certas medidas tomadas no início de um ciclo eleitoral – como usar uma ferramenta simples para encontrar listas do Twitter de grupos de ativistas políticos, configurar alertas automatizados para mudanças em sites e trocar números de telefone com os principais assessores e funcionários de campanhas eleitorais – trazem grandes benefícios mais perto do dia das eleições.

Preparando a base

Conheça as Regras

Cerca de metade dos países que realizam eleições usam modelos de representação proporcional, nos quais as cadeiras parlamentares são atribuídas a um partido proporcionalmente à sua percentagem no total de votos, o que dá aos partidos menores uma possibilidade maior de influenciar novas leis. Aproximadamente um quarto das alegadas democracias usa modelos de “o vencedor leva tudo” – onde os distritos eleitorais têm apenas um representante, e o candidato que ganha a maioria dos votos é eleito – e outro quarto apresenta uma combinação dos dois sistemas básicos. (Veja a variedade de diferenças sutis entre os sistemas neste banco de dados). Mas, a cada eleição, os jornalistas investigativos devem enfrentar regras únicas que muitas vezes mudam. Abaixo está uma lista de recursos para entender as regras básicas locais do seu país:

  • Familiarize-se com as leis e processos de gestão eleitoral local, disposições constitucionais e organizações cívicas em cada país. Confira também sites como o Electoral System Design Database, compilado e atualizado pelo Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (Internacional IDEA). Este recurso oferece dados detalhados e comparativos sobre o sistema eleitoral de 217 países e territórios.
  • Rede de Conhecimento Eleitoral ACE coleta dados eleitorais de mais de 200 países, em 11 tópicos relacionados a pesquisas.
  • Open Election Data Initiative apresenta detalhadamente a mecânica dos processos eleitorais e oferece alguns estudos de caso úteis de financiamento de campanha da América Latina. Também explica os tipos de dados que podem e devem estar disponíveis publicamente e fornece uma análise da disponibilidade pública de 14 categorias de dados eleitorais em 17 países da América Latina, até 2014. A análise está desatualizada, mas o gráfico mostra claramente as diferenças na disponibilidade de dados entre democracias liberais e autocracias, e poderia dar aos repórteres de outros lugares pistas úteis sobre que tipos de dados eleitorais procurar.
  • Peça a acadêmicos locais, ONGs pró-democracia, especialistas em eleições e grupos de monitoramento eleitoral – como os 251 grupos listados aqui – para compartilhar links atualizados para as regras que devem reger seu pleito eleitoral local.
  • Saiba mais sobre os equipamentos de votação e fornecedores destinados às próximas eleições. Embora o banco de dados The Verifier, criado pela organização sem fins lucrativos VerifiedVoting, seja específico dos EUA, essa ferramenta de fácil pesquisa contém detalhes notavelmente granulares sobre tudo, desde dispositivos comerciais de marcação de cédulas e sistemas de votação pela Internet até scanners ópticos e cadernos eletrônicos de votação – muitos dos quais também são usados ​​em eleições de outros países.
  • Conheça a história das principais eleições. Encontre o histórico de participação eleitoral do seu país neste excelente banco de dados global de participação eleitoral. Além de arquivos de gerenciamento de eleições locais e ferramentas de pesquisa de mídia como LexisNexis, confira o Adam Carr’s Election Archive, que – embora não seja abrangente – integra resultados e estatísticas de eleições globais com mapas e preserva alguns dados históricos removidos de sites de órgãos eleitorais.

Conheça os árbitros eleitorais 

  • Confira a autoridade e a composição dos gestores e assessores eleitorais em sites como o Electoral Management Design Database, da International IDEA. Isso inclui dados pesquisáveis ​​sobre órgãos e comissões eleitorais, mandatos, funcionários e mecanismos de nomeação.
  • Dedique tempo no início do ciclo eleitoral para identificar dois ou três funcionários-chave das campanhas, desenvolver relacionamentos com eles e trocar números de telefone. Repórteres políticos veteranos enfatizam que os funcionários eleitorais estão sobrecarregados na semana das eleições e são difíceis de contatar, a menos que conheçam você – e que serão fontes cruciais para entender as regras e os problemas no processo.
  • Crie listas do Twitter com contas de funcionários de campanhas eleitorais. Durante as eleições de 2020 nos EUA, a repórter da First DraftDiara Townes, compilou uma lista de feeds do Twitter para 47 dos 50 secretários de estado, que atuam como principais assessores nessas jurisdições dos EUA. Com esse recurso, os repórteres podiam visualizar em um local virtual as preocupações e decisões desses funcionários em tempo real. Os especialistas também recomendam a criação de listas no Twitter de repórteres políticos bem conectados, especialmente aqueles em províncias ou estados distantes. Por exemplo, na mesma eleição dos EUA, o Washington Post compilou uma lista dos principais jornalistas políticos a serem seguidos em cada estado nesta lista do Twitter.
  • Revise os princípios básicos do papel da mídia nas eleições – e as normas internacionais sobre questões de discurso de ódio de campanha à regulamentação da mídia – no guia detalhado de Mídia e Eleições do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Segurança na Reportagem Eleitoral

Jornalistas que contam a verdade, assim como seus dados e fontes, podem se tornar alvos de maus atores eleitorais que não querem que os eleitores conheçam os fatos que devem orientar suas escolhas. Uma boa higiene digital e precauções de segurança inteligentes são essenciais. Algumas práticas recomendadas a serem seguidas:

  • Painel de segurança cibernética. Encontre um conjunto de gerenciadores de senhas gratuitos ou de baixo custo, proteções contra malware e ferramentas de criptografia no abrangente GCA Cybersecurity Toolkit for Journalists, que foi desenvolvido tendo em mente as ameaças específicas relacionadas às eleições. Avalie as opções de higiene digital que melhor se adequam à sua localização ou nível de habilidade no guia de Segurança Digital da GIJN.
  • Use criptografia em seus dispositivos. Existem muitas opções gratuitas excelentes, mas a maioria dos especialistas defende Signal para comunicações, Protonmail para documentos enviados por e-mail, caixas postais para documentos em papel e VeraCrypt para dispositivos com risco de apreensão física.
  • Vigilância física: Se você suspeitar que você ou suas fontes estão sendo seguidas por agentes de campanhas políticas, grupos de interesse especial ou extremistas políticos, considere as dicas e os passos descritos neste artigo da GIJN. No entanto, se você suspeitar que está sendo seguido por policiais ou agentes de inteligência do estado, consulte advogados de direitos humanos ou organizações sem fins lucrativos de segurança de direitos humanos, como o Citizen Lab ou a Electronic Frontier Foundation. Verifique as dicas nesta história se houver o risco de que agentes do estado possam invadir sua casa.
  • Dicas gerais para segurança física durante a cobertura de eleições. Confira o Kit de Segurança do Jornalista para eleições do CPJ. O grupo também publicou um guia de segurança para as eleições de 2021 no México.
  • Segurança física em protestos políticos. Confira o abrangente kit de ferramentas do CPJ para segurança em eventos polêmicos – desde opções de roupas até riscos de COVID-19 e gás lacrimogêneo.
  • Segurança digital em manifestações e protestos eleitorais. Confira o guia da PEN America para proteger seus dispositivos e dados em eventos com risco de vigilância, prisões e confisco de telefones pelas autoridades.
  • Google Voice. Com o assédio por apoiadores hiperpartidários ou extremistas ideológicos sendo uma ameaça particular nas eleições – especialmente para mulheres jornalistas – considere a criação de uma conta gratuita e segura do Google Voice, se disponível em seu país. É um serviço telefônico de voz sobre protocolo de internet (VoIP) e pode mesclar vários números de telefone em um e atuar como um “telefone virtual descartável“. Ele também fornece correio de voz pesquisável.

Ferramentas para lidar com os desafios de tempo e escopo das eleições

As eleições são caracterizadas tanto por uma série de prazos rígidos – desde o registro de eleitores até os registros de campanha e o próprio dia das eleições – bem como grandes volumes de informações que se acumulam antes dessas datas. Aqui estão algumas ferramentas que podem reduzir o estresse.

  • Use alertas Klaxon. Os repórteres não têm tempo para verificar as mudanças nas dezenas de sites relacionados a eleições – sejam sites oficiais de informações sobre eleitores ou sites de interesse especial e de campanha. Portanto, experimente o aplicativo de código aberto Klaxon. Desenvolvido pelo grupo não-partidário dos EUA The Marshall Project, essa ferramenta sinaliza automaticamente as alterações de conteúdo em sites selecionados e até mesmo partes de páginas da Web e, em seguida, alerta você por e-mail, Discord ou Slack.
  • O arquivamento é uma obrigação. Como páginas partidárias são excluídas rotineiramente – e seu conteúdo muitas vezes negado após críticas públicas – use o plug-in Hunch.ly para arquivar automaticamente suas próprias pesquisas on-line. E use o Wayback Machine para fazer ressurgir páginas da Web alteradas ou excluídas que você pode não ter visitado. Veja o guia dos recursos atualizados desta ferramenta nesta matéria da GIJN, escrita pelo administrador da Wayback Machine.
  • Considere a transcrição automática da entrevista. Experimente o Trint ou, por uma pequena taxa, o Otter, que usa inteligência artificial para transcrever e pesquisar por palavras-chave suas entrevistas relacionadas às eleições. Embora essas empresas afirmem que as gravações e transcrições são seguras e nunca compartilhadas com terceiros, vale a pena conferir este artigo recente sobre segurança de dados de serviços de transcrição. A especialista em desinformação Jane Lytvynenko diz que as capturas de tela geralmente não são boas o suficiente para preservar evidências – e sugere que os repórteres prefiram identificar evidências digitais com essa ferramenta de arquivamento automático. “As capturas de tela podem ser facilmente manipuladas, não preservam os metadados da página e nem sempre são admissíveis em juízo”, observa.
  • Planeje reportagens sobre ameaças de violência eleitoral. Grupos locais de direitos humanos e monitores eleitorais costumam ser boas fontes para sinalizar possíveis focos de conflito. Além disso, buscas cuidadosas por palavras-chave nas mídias sociais revelaram planos de violência em comícios. Lytvynenko diz que as pesquisas da plataforma Telegram – encontrar canais via Google usando site:t.me (mais palavras-chave) e analisá-los com tgstat.com – são particularmente úteis para sinalizar incidentes de intimidação planejados em muitos países. Para o Twitter, tente pesquisar na nova ferramenta Twitter SNA da WeVerify e CrowdTangle para Facebook. Conheça também a Ferramenta de Gestão de Risco Eleitoral, desenvolvida pela International IDEA.
  • Pesquise no Twitter sobre assuntos eleitorais com o “truque da lista” do Bellingcat. Lytvynenko diz que a seguinte sequência de busca no Google: site:twitter.com/*/lists “NOME DA LISTA” (onde você adiciona as palavras-chave que você precisa) – representa uma ferramenta poderosa para encontrar e seguir várias listas públicas do Twitter que correspondem ao assunto da eleição que você está investigando. Para grupos do Facebook, tente esta sequência na pesquisa do Google: site:facebook.com/groups “palavra-chave”.
  • Monitore a conversa da polícia para possível violência eleitoral – se puder e se for legal: acompanhe incidentes perto de locais relacionados a eleições em tempo real com aplicativos de varredura de rádio da polícia e de serviços de emergência como OpenMHZ ou 5-0 Radio Pro (que inclui alguns feeds de emergência do Chile, Rússia, Japão, Suécia, Austrália e outros). Sinalize qualquer evidência de apoio inadequado de agentes de aplicação da lei para atividades de intimidação de eleitores.
  • Configure uma planilha para pesquisas booleanas eleitorais. Nancy Watzman – jornalista-consultora do Projeto de Segurança Cibernética para a Democracia da NYU – diz que um hábito que vale a pena é o de coletar termos incomuns, hiperpartidários ou linguagem “dog-whistle” que você encontra durante todo o ciclo eleitoral. Ela recomenda que os repórteres os coloquem em uma planilha, dividida entre categorias de assuntos, que então podem ser explorados para combinações de busca booleanas mais perto do dia da eleição. Os termos booleanos ajudam a focar as pesquisas do Google nos resultados de que você precisa. (Watzman usou essa planilha para procurar ameaças após a invasão do Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021).
  • Estabeleça-se como um destino para denunciantes eleitorais. Os editores investigativos enfatizam que um histórico de reportagens políticas de qualidade, corajosas e não relacionadas a corridas de cavalos é crucial para atrair vazamentos e dicas de membros da campanha. Claro, pode não haver escassez de alegações sobre irregularidades de campanhas rivais, mas reivindicações de funcionários dentro de campanhas, ou dentro de órgãos de aplicação da lei, tendem a desencadear algumas das melhores histórias eleitorais.

Tendências eleitorais a serem monitoradas

Além das questões locais únicas que surgem em cada ciclo eleitoral, existem tendências internacionais que os repórteres investigativos precisam observar de perto. Essas tendências surgem de mudanças demográficas, de novas tecnologias ou ameaças digitais e de ideias que partem de governos e autoridades eleitorais observando uns aos outros. Algumas delas implicam novos contratos e gastos públicos; algumas representam ameaças potenciais à integridade do voto; algumas são destinadas a promover a democracia, mas podem confundir os eleitores – e todos representam possíveis histórias.

Talvez a mais perigosa dessas tendências seja o “manual dos autocratas” – no qual, cada vez mais, líderes autoritários copiam táticas eleitorais repressivas uns dos outros. (Exploramos essas táticas abaixo.)

No entanto, David Levine, membro de integridade eleitoral da Alliance for Securing Democracy, e Sam van der Staak, chefe do programa Europa da International IDEA, apontam outras tendências notáveis ​​a serem observadas:

  • Monopólios políticos da mídia. Especialistas alertam para uma tendência acentuada de propriedade da mídia – especialmente emissoras de TV – por políticos, oligarcas e aliados empresariais de autocratas, levando a uma cobertura eleitoral distorcida e difamações da mídia independente. Van der Staak aponta para uma nova lei na Polônia que proíbe a propriedade não europeia da mídia local e sugere que jornalistas de outros lugares observem movimentos legislativos semelhantes. “A propriedade da mídia é algo sobre o qual sabemos muito pouco”, diz ele. “Mas estamos vendo os canais de TV se tornando propriedade de grandes interesses políticos, e as leis estão sendo escritas tão rígidas que aqueles que lutam contra o enviesamento têm que brigar por anos – e quando vencem o processo judicial, a eleição acabou e é tarde demais.” Van der Staak acrescenta: “Na Europa Oriental e em todos os Balcãs Ocidentais, você vê que a maioria dos canais se tornaram extremamente politizados e de propriedade direta de políticos ou de empresas offshore”.
  • Interferência Estrangeira. Confira o Rastreador de interferência autoritária, produzido pela Alliance for Securing Democracy, que detalha e mapeia incidentes de financiamento ilícito de campanhas, ataques cibernéticos e campanhas de desinformação de atores estrangeiros contra 40 países desde 2000. Além disso, tente cruzar os resultados com os dados do Foreign Interference Attribution Tracker, criado pelo DFRLab, que se concentra nos responsáveis por interferência nas eleições dos EUA em 2020 e inclui avaliações de impacto. Fique atento às ferramentas específicas de cada país que aparecem antes das eleições – como o Painel Eleitoral Francês sobre Narrativas Estrangeiras, lançado um mês antes da eleição francesa de abril de 2022. O designer dessa ferramenta, Bret Schafer, disse à GIJN que ela foi projetada para mostrar as tendências de mensagens que a mídia estrangeira – especialmente a estatal russa – está alimentando os eleitores franceses. Ele diz que uma versão ainda mais poderosa da ferramenta será lançada antes das eleições de meio de mandato dos EUA em novembro.
  • Um retorno aos sistemas de votação manual no Ocidente. Levine diz que a interferência russa e as preocupações com hackers nas eleições americanas de 2016 levaram vários países desenvolvidos, incluindo a Holanda, a reconsiderar a segurança das eleições digitais e a retornar à votação manual.
  • Uma tendência para uma infraestrutura eleitoral mais digital em democracias jovens. Van der Staak diz que os legados da repressão impulsionaram os sistemas automatizados – bem como o potencial de corrupção – em muitas democracias mais jovens e países do antigo bloco comunista. “Em alguns países da Europa Central e Oriental, as pessoas ainda confiam mais nos eletrônicos do que nas pessoas, porque têm um histórico de desconfiança nas instituições”, explica. Embora alguns sistemas sejam sólidos, Van der Staak diz que muitos sistemas eleitorais eletrônicos e digitais permanecem vulneráveis ​​à manipulação e corrupção. Ele diz que os países que adotam sistemas de identificação biométrica para compensar os baixos níveis de passaportes e carteiras de motorista correm um risco particular de corrupção, devido aos altos custos de aquisição. “Como jornalista, veria como tudo isso foi decidido e adquirido; grandes escândalos muitas vezes surgem disso”, observa ele.
  • Mais votações fora do comum. A pandemia da COVID-19 embaralhou os sistemas de votação de muitos países em 2020. Como resultado, “arranjos especiais de votação”, incluindo votação por correio, eletrônica e por procuração, bem como mecanismos de votação para populações em diáspora, tornaram-se mais populares. “Existe realmente uma tendência de os países adotarem essas novas formas de votação, porque as novas tecnologias permitem isso, mas também é mais difícil para jornalistas e observadores monitorarem”, diz Van der Staak. Países como Moldávia, Bulgária, Lituânia e outros do Leste Europeu estão considerando mais votação eletrônica, enquanto a Albânia está entre as nações que investigam a votação on-line para cidadãos que vivem fora do país.
  • Governos usando privacidade de dados como pretexto para ocultar colaboradores. Van der Staak diz que alguns políticos e legisladores fora da Europa usam a rígida regulamentação de proteção de dados GDPR da região como desculpa para menos transparência em relação ao financiamento de campanhas. “A proteção de dados ganhou uma reputação positiva, mas o que vejo em alguns países fora da UE é que eles a usam como desculpa para esconder quem está realmente por trás de grandes doações. Eles dizem: ‘Não podemos divulgar os nomes dos doadores por causa da privacidade dos dados’”, explica ele. “Eles ajustam partes do GDPR para se adequarem ao seu propósito de poder. Os jornalistas podem verificar essas alegações.”
  • Ataques de negação de serviço (DOS) em sites eleitorais oficiais. Ataques cibernéticos de negação de serviço simples, que paralisam sites sobrecarregando seus servidores da web com tráfego, são cada vez mais usados ​​para sabotar inimigos políticos e podem ser usados, por exemplo, para interromper sites de registro de eleitores específicos antes dos prazos de inscrição. Van der Staak diz que os jornalistas devem ficar atentos à grande ameaça que esses ataques representam para a confiança na integridade das eleições. “Tendemos a ver as ameaças cibernéticas como hackers russos, mas a forma mais comum de interferência cibernética é um ataque DDos no site das comissões eleitorais”, diz ele. “Muitas vezes, é apenas uma maneira de sugerir que o órgão eleitoral não está com a casa em ordem. As pessoas podem começar a se perguntar se toda a eleição não é mais legítima. Quanto mais próximos do dia das eleições isso acontecer, mais impacto terá.” Ele acrescenta: “Ataques cibernéticos sofisticados podem vir igualmente de grupos criminosos – esse é o medo, por exemplo, da comissão eleitoral no México – ou de um hacker de 16 anos que quer mostrar o quão esperto ele é”.

Como identificar jogadas do manual dos autocratas

Embora o fim de uma democracia já tenha sido fácil de identificar – com um golpe militar ou decretos que proíbem eleições multipartidárias – o caminhar em direção à autocracia é mais difícil de reconhecer hoje. Agora, a erosão das instituições democráticas é comumente velada por fachadas legais e pretextos de emergência, enquanto a violência eleitoral patrocinada pelo Estado é reduzida ao mínimo ou atribuída a atores terceirizados.

Pesquisadores descobriram que autocratas eleitos aprendem cada vez mais táticas eficazes uns com os outros e, às vezes, até compartilham diretamente recursos e os mesmos conselheiros de truques sujos. Por exemplo, a revista Foreign Policy detalhou recentemente como as leis de segurança cibernética e de “agentes estrangeiros” da Nicarágua “parecem ser cópias idênticas” das mesmas leis repressivas promulgadas pelo governo do presidente russo Vladimir Putin em 2012.

De acordo com o cientista político húngaro András Bíró-Nagy, Viktor Orban venceu sua quarta eleição consecutiva em abril de 2022 graças a uma combinação de estratégias testadas e comprovadas: assustar eleitores menos instruídos com inimigos públicos fantasmas; marginalizar os partidos da oposição com regulamentos de campanha e cobertura da mídia tendenciosos; e assaltar os cofres públicos por concessões insustentáveis ​​meses antes do dia das eleições.

Um exemplo de mudança das táticas da velha guarda – como encher urnas e repressão violenta aos apoiadores da oposição – para o novo manual dos autocratas foi fornecido pelo governo de Robert Mugabe, no Zimbábue. Em 2008, os agentes do partido de Mugabe descobriram, tarde demais, que não podiam encher as urnas com rapidez suficiente nos distritos certos para ganhar o primeiro turno das eleições presidenciais. Isso foi seguido por uma opressão brutalmente violenta da oposição para garantir uma “vitória” no segundo turno – táticas que atraíram condenação internacional. 

No entanto, no período que antecedeu as eleições de 2013, Mugabe adotou uma série de novas estratégias para derrotar a vontade da maioria, garantindo que o “jogo” fosse a seu favor. Os jornalistas precisam observar e antecipar essas tentativas de manipular as eleições à medida que surgem.

Fique atento a essas táticas:
  • Controle do cenário da mídia. Na Hungria, o novo governo de Viktor Orban rapidamente estabeleceu um Conselho de Mídia para promover a autocensura, com pesadas sanções para reportagens críticas. Na Sérvia, oligarcas e aliados de seu presidente autocrático adquiriram o controle de quase todas as emissoras de TV comerciais, que foram então favorecidas com doações públicas de financiamento e que ecoam a mídia estatal. Dica para mídia independente: pesquise nos bancos de dados de propriedade de mídia para conexões desde o início e junte-se a outras redações de confiança para contratar uma equipe de defesa legal robusta.
  • Acusar a imprensa ou oposição dos mesmos crimes eleitorais; depois amplificar. Muitos candidatos autoritários aprenderam a responder a acusações baseadas em evidências – seja corrupção de campanha ou má conduta pessoal – acusando descaradamente os investigadores que revelam o delito pelos mesmos crimes. Uma vez amplificado pelos apoiadores nas mídias sociais, os autoritários usam essa tática para confundir o público e desarmar a alegação original. Dica: use visualizações para comparar as linhas do tempo e as evidências das acusações “rivais” e dobre os esforços em sua investigação original.
  • Terceirizar a violência relacionada às eleições para gangues – e fazer vista grossa. Enquanto os autoritários da “velha guarda” mobilizam os serviços de segurança do Estado para atacar diretamente as liberdades, o editor do KRIK, Stevan Dojčinović, diz que os “autoritários da nova era” usam a estratégia oposta: congelar agências estatais e, em vez disso, usar empresas privadas e gangues de rua controladas por aliados do líder autocrático. Dica: use o reconhecimento facial e ferramentas de pesquisa reversa de imagem para encontrar bandidos de rua junto com oficiais de campanha – mas siga atentamente os guias de segurança de jornalistas ao cobrir gangues políticas.
  • Alimentar os medos sobre questões sociais menores e depois culpar minorias ou grupos de fora do partido. Muitas campanhas populistas consideram as estratégias de medo e culpa tão eficazes que abandonam completamente as plataformas políticas. Dica: Evite jornalismo de corrida de cavalos e pesquisas de opinião pública sobre questões de “guerra cultural” e concentre-se em políticas que afetam a vida dos eleitores e atacam sua capacidade de conhecer e escolher os candidatos.
  • Marginalizar ou desacreditar a mídia independente. A lei original de “agentes estrangeiros” da Rússia de 2012 – exigindo que ONGs e organizações de notícias com qualquer apoio internacional se declarem efetivamente como espiões – é uma das táticas mais populares e imitadas entre os autoritários. Dica: promova a solidariedade com os veículos independentes restantes e garanta que suas revelações não sejam silenciadas colaborando com a mídia independente em países vizinhos.
  • Acompanhar a progressão da política de “forjar, contornar e quebrar” leis. Usando a Polônia e a Hungria como estudos de caso, os pesquisadores Andrea Pirro e Ben Stanley mostraram o padrão de política de consolidação do poder dos partidos autoritários. Primeiro, introduzir políticas populistas sobre “questões menores” que não infrinjam o conceito ou o espírito das leis existentes, muitas vezes criadas com base em alegações sobre moralidade ou história. Em segundo lugar, promover políticas que geralmente aumentam o poder do executivo e violam o espírito das leis existentes, e adotar promessas eleitorais que justifiquem essa quebra de normas com uma retórica condenando a “política de sempre”. E, terceiro, promulgar novas leis que violem as normas constitucionais e internacionais para garantir a continuidade do governo no poder. Dica: não aceite a realidade cada vez mais irresponsável criada por esses líderes – e reporte, em vez disso, como se o país continuasse uma democracia plena, com os mais altos princípios de responsabilidade. Foque nos acordos ocultos entre o Executivo e o Legislativo.
  • Dissolver órgãos de investigação independentes que possam expor a corrupção no mais alto nível. Novos autoritários destroem ou dissolvem órgãos independentes, como promotores especiais e unidades de investigação de vigilância pública, e redistribuem seus funcionários em departamentos maiores controlados pelo gabinete, como a polícia. Em 2009, o então presidente da África do Sul, Jacob Zuma, descaradamente dissolveu a unidade de elite Scorpions que o havia investigado por corrupção quando ele era vice-presidente e criou uma nova e enfraquecida unidade amplamente limitada para a investigação do crime organizado. Dica: tente encontrar denunciantes entre os investigadores do governo recém-dispensados e continue de onde eles pararam em casos de abuso de poder executivo.
  • Encher o judiciário com aliados pessoais. Os autocratas usam essas alianças para, por exemplo, agendar eleições que prejudicam o registro de eleitores da oposição e no último momento possível. Dica: Investigar juízes e seus vínculos com funcionários do governo pode desencadear assédio policial e ordens judiciais punitivas contra jornalistas – mas repórteres corajosos de veículos independentes como o Slidstvo.info mostraram que é possível. Além disso, julgamentos anteriores podem ser pesquisados ​​por palavras-chave e suas conexões podem ser rastreadas por meio de mídias sociais e pesquisas de imagens reversas.
  • Encher comissões eleitorais “independentes” com comparsas partidários. Em 2013, a pessoa nomeada como presidente do órgão de gestão eleitoral do Zimbábue era um ex-político do partido governante ZANU-PF. Dica: Consulte as regras de nomeação e mandato da sua comissão eleitoral ou órgão de gestão através desta base de dados.
  • Explorar os medos nacionalistas ao reescrever a história, mirar forasteiros e tratar as identidades nacionais e religiosas majoritárias como uma só. Estas são três das sete “jogadas-chave” comuns em eleições distorcidas descritas no projeto “Democracy Undone” de repórteres do GroundTruth. Eles analisaram táticas emprestadas entre líderes nacionalistas na Índia, Brasil, Hungria, Polônia, Colômbia, Itália e Estados Unidos – todas amplificadas e armadas por seus apoiadores nas mídias sociais. Dica: destaque os benefícios da diversidade e da imigração e chame atenção para histórias de imigrantes dos próprios funcionários xenófobos dos partidos.
  • Declarar fraude, ou conspirações estrangeiras, se perder a contagem de votos necessária, e fazer alarde com pequenos erros. Dica: Como a Columbia Journalism Review apontou em 2020, os repórteres precisam contextualizar exemplos de pequenos erros de contagem como normais, e fazê-lo de forma proeminente e gráfica: “Haverá atores tentando convencer o público de que cada pequeno erro é evidência de uma fraude no sistema. Coisas normais dão errado no dia da eleição; há máquinas que não funcionam, locais de votação que perdem energia ou abrem tarde, cadernos eleitorais que são entregues incorretamente.”

“A democracia está em um ponto de inflexão bastante crítico”, diz Levine da Alliance for Securing Democracy. “Há perguntas importantes para os jornalistas fazerem até mesmo sobre eleições bem-sucedidas – especialmente sobre se os eleitores têm as informações corretas para fazer escolhas.”

Nota: Se você conhece uma nova ferramenta ou banco de dados que pode ajudar os repórteres a investigar as eleições, compartilhe conosco em [email protected]. Este capítulo faz parte do guia de cinco partes da GIJN para investigar eleições em todo o mundo. A Introdução, o Capítulo 1, o Capítulo 3 e o Capítulo 4 também foram publicados.

Recursos adicionais

Guia de Eleições para Repórteres Investigativos: Capítulo 1 – Novas Ferramentas de Investigação Eleitoral

Guia de Eleições para Repórteres Investigativos: Introdução

Recursos essenciais para a eleição dos EUA: um guia de campo para jornalistas na linha de frente

Ilustração de capa: Marcelle Louw/GIJN

Assinatura Abraji