Acesso à Informação

projetos

CruzaGrafos

CruzaGrafos

Acesse o projeto

O que é o CruzaGrafos?

O CruzaGrafos é uma ferramenta gráfica de software livre que possibilita a realização de verificações cruzadas e investigações avançadas de dados. A interligação das informações constitui os chamados grafos, que se organizam visualmente em uma espécie de teia. 

Jornalistas investigativos de todo o país usam a plataforma para estabelecer elos entre pessoas físicas e jurídicas e tentar compreender o que pode estar por trás de relações empresariais. A plataforma tem sido usada ainda por profissionais de outras áreas, ampliando sua contribuição ao serviço público. Agentes do Judiciário de diferentes instâncias também usam a ferramenta para respaldar seus estudos de caso e decisões.

Lançado em 2020 pela Abraji e pelo Brasil.IO, o projeto foi desenvolvido pelo programador e ativista Álvaro Justen, com o apoio da Google News Initiative. Para alimentar o repositório do CruzaGrafos, a equipe do projeto realiza análise exploratória em bases de dados abertos no Brasil, além de conversas com especialistas e estudo das informações deixadas pelo jornalista Claudio Weber Abramo, pioneiro do jornalismo de dados no país. A iniciativa também contou com apoio do jornalista José Roberto de Toledo, ex-presidente da Abraji. 

Em 2021, o CruzaGrafos foi indicado a finalista do Sigma Awards 2021, o maior prêmio de jornalismo de dados do mundo.

Como parte das ações do projeto, a equipe dedicada produz quinzenalmente a newsletter A Investigadora, que reúne casos reais no noticiário que podem ter o CruzaGrafos como ferramenta auxiliar e temas de conformidade, compliance e checagem de informações.

ASSINE A INVESTIGADORA

 

Bases de dados disponíveis e uso da ferramenta

Desde 2021, o CruzaGrafos vem atualizando sua base de dados, que atualmente inclui dados da Receita Federal com cerca de 51 milhões de registros de empresas e seus sócios, as candidaturas eleitorais desde 2014 (eleições nacionais e locais), com mais de 1,1 milhão de candidaturas registradas no Tribunal Superior Eleitoral, e autos de infração do Ibama (Instituto Brasileiro do  Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), com mais de meio milhão de documentos.

No final de 2023, as coleções foram incrementadas com registros da Dívida Ativa da União. São mais 28 milhões de documentos, entre dados sobre dívidas previdenciárias, não previdenciárias e com o FGTS.

A ferramenta pode ser utilizada para diferentes propósitos que ligam pessoas a empresas, como:

  • Procurar todas as empresas ligadas a um político/candidato a cargo público nas quais a pessoa seja sócio(a) ou administrador(a);
  • Nessas empresas, ver quais são os(as) demais sócios(as);
  • Verificar a rede de proximidade desses(as) sócios(as), isto é, de quais outras empresas eles/elas são sócios(as) e os(as) demais sócios(as), em diferentes graus de proximidade;
  • Descobrir se o caminho que separa uma pessoa/empresa de outra pessoa/empresa é curto ou se existe realmente;
  • Tendo de antemão a lista de parentes ou assessores de políticos ou de pessoas de interesse público, saber se eles têm empresas (tática que poderia ser usada para encobrir patrimônio, por exemplo);
  • Verificar se o(a) político(a) ou candidato(a) nas eleições tem empresas de ramos econômicos possivelmente conflitantes com seu cargo público;
  • Saber se um(a) político(a)/candidato(a) ou pessoa de interesse público tem várias empresas em seu nome do mesmo ramo e/ou com nomes semelhantes (tática que poderia ser usada para lavagem de dinheiro, por exemplo);
  • Saber os autos de infração ambiental de um empresário, político ou empresa inscrito no Ibama;
  • Conhecer a evolução ou não de patrimônio de um político desde 2014;
  • Saber se um empresário, político ou empresa tem contratos, sanções ou pagamentos com o governo federal;
  • Conhecer a imagem de fachada de uma empresa, cadastrada no Google Maps;
  • Conhecer os processos judiciais de interesse público em que um político é parte.

Para mais detalhes, conheça o manual do CruzaGrafos e estes dois arquivos: tutorial1 e tutorial2.

A Abraji também oferece treinamento do uso da ferramenta voltado para redações, grupos de freelancers, universidades e organizações do terceiro setor ligadas à educação e à transparência de dados. Para marcar uma reunião inicial para os treinamentos, os interessados devem entrar em contato pelo email [email protected].

Acesso ao CruzaGrafos e crédito das informações

Quem é associado(a) à Abraji tem o acesso liberado à ferramenta, basta usar o e-mail e senha cadastrados na associação. O acesso para não associados(as) é permitido, desde que respondam a um formulário e atendam aos critérios abaixo:

  • Não possuir vinculação profissional dependente exclusivamente com partidos políticos, com algum órgão de um dos poderes Executivo e Legislativo ou com entidades que promovam lobby empresarial;
  • Estar de acordo com os Termos de Uso do projeto;
  • Estar de acordo com a Política de Privacidade.

Em até 24h (em dias úteis) o pedido de acesso é respondido e as pessoas que estiverem dentro dos critérios de uso receberão uma senha por e-mail. Não brasileiros ou residentes no exterior podem clicar na versão em espanhol e em inglês através do link. A cobrança para uso do CruzaGrafos é para a manutenção do projeto.

As informações disponibilizadas no CruzaGrafos pela Abraji são públicas, mas o trabalho de curadoria, seleção, diferentes tipos de download (manual, pedidos de LAI, webscraping, OSINT), descrição e pesquisa de exemplos é todo feito pela associação. Por isso, dar o crédito é importante para a manutenção do trabalho e monitoramento do impacto do projeto. Caso você ou a sua organização usem as informações disponibilizadas, favor indicar que a informação foi “obtida em uma coleção pública da Abraji sobre o tema, dentro do CruzaGrafos”, com o link para a análise de referência.

Todos os dados usados no CruzaGrafos são públicos, de fontes abertas. As bases de dados do projeto não têm avaliação de mérito. Indícios de condutas ilícitas devem ser checados com fontes e mais informações. Além disso, o fato de qualquer pessoa ser investigada não significa que ela seja culpada. Todos os dados devem ser checados, incluindo os políticos e empresas citados. Também é preciso ficar atento a pessoas e empresas homônimas. Veja mais em nossos Termos de Uso.