Com apoio da Abraji, Escola de Dados oferece curso de investigações digitais
  • 23.05
  • 2023
  • 12:33
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Com apoio da Abraji, Escola de Dados oferece curso de investigações digitais

A segunda edição do curso “Investigações Digitais: OSINT para jornalistas e ativistas” acontece de 7.jun.2023 a 28.jun.2023 e já está com inscrições abertas. A formação é oferecida pela Escola de Dados, com apoio da Abraji e da Tactical Tech. O objetivo do curso é capacitar profissionais da imprensa, organizações da sociedade civil e veículos de comunicação para usar técnicas de Inteligência com fontes abertas – Open Source Intelligence (OSINT) – em investigações.

As aulas serão ministradas por jornalistas investigativos brasileiros, com exercícios práticos do uso de dados para pautas investigativas. Os participantes vão aprender técnicas de busca avançada (dorking), investigações de empresas e pessoas físicas a partir de dados públicos, investigações visuais e de metadados, e mapeamento de redes de desinformação. Os alunos também terão acesso a plataforma Cruzagrafos da Abraji. A carga horária total do curso é de 14h horas, que serão distribuídas em sete encontros. 

Serão oferecidas 50 vagas e os participantes que se enquadrarem nos perfis de jornalista, ativista de direitos humanos, comunicadores de grupos minoritários e integrantes de comunidades de software livre serão selecionados em chamada pública. Associados da Abraji e membros da Escola de Dados têm desconto de 20% na inscrição, que custa R$ 299. O certificado de participação é para quem cumprir ao menos 70% das aulas.

Faça sua inscrição através do formulário. Mais informações no site da organização.

Assinatura Abraji