Abraji pede apuração rigorosa em ataque sofrido por repórter em Brasília
  • 15.04
  • 2022
  • 10:38
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji pede apuração rigorosa em ataque sofrido por repórter em Brasília

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) vê com muita preocupação a violência grave sofrida pelo repórter Gabriel Luiz, da TV Globo, na noite desta quinta-feira (14.abr.2022), no Sudoeste, em Brasília. Gabriel Luiz foi atacado por dois homens que, segundo as primeiras análises de vídeos do local do crime, o seguiam a certa distância. Os criminosos o agrediram com diversas facadas e fugiram.

Gabriel Luiz, de 28 anos, está internado no Hospital de Base do DF e, até as primeiras horas da manhã de hoje, a polícia não havia identificado nem localizado os criminosos. A motivação do crime também não foi esclarecida. É importante ressaltar dois pontos: a violência empregada contra a vítima e o local onde o crime ocorreu, uma região de baixa criminalidade.

A Abraji repudia a violência cometida contra o jornalista e pede rigor por parte das autoridades do Distrito Federal na apuração do episódio, com especial atenção para a possibilidade de o crime ter ocorrido em decorrência do exercício da profissão. Gabriel Luiz tem histórico de reportagens investigativas.

A vice-presidente da Abraji, Katia Brembatti, entrou em contato com o secretário de Segurança do DF, o delegado federal Júlio Danilo Souza Ferreira, que afirmou acompanhar o caso de perto, sem descartar nenhuma hipótese até o momento. Também foi enviado ofício à Secretaria cobrando a apuração diligente do caso.

A Abraji se solidariza com Gabriel Luiz, sua família e seus amigos, se unindo a todos os colegas que torcem por sua completa recuperação. 

Diretoria da Abraji, 15 de abril de 2022
 

Assinatura Abraji