Abraji e Galápagos fecham parceria para eventos de jornalismo em São Paulo
  • 21.03
  • 2024
  • 15:30
  • Abraji

Formação

Abraji e Galápagos fecham parceria para eventos de jornalismo em São Paulo

A Abraji fechou parceria com a Jornada Galápagos de Jornalismo, evento que reúne profissionais e estudantes de jornalismo de todo país para participar de uma imersão com cerca de 40 palestrantes renomados em suas áreas de atuação, além de um laboratório de criação. O treinamento é voltado para jornalistas e produtores de conteúdo de todo o país, com ênfase em diversidade. O curso é organizado pela Galápagos Newsmaking, empresa de mídia criada em 2019 pela jornalista Alecsandra Zapparoli, ex-publisher da Editora Abril, e hoje idealizadora da jornada.

Nesta edição, serão selecionados 30 participantes para atenderem a masterclasses, oficinas, painéis, entrevistas, que somam 80 horas de atividades, entre os dias 30.jun.2024 e 10.jul.2024. A novidade é que os participantes também terão acesso ao 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que acontecerá imediatamente após a Jornada, entre os dias 11 e 14.jul.2024, na ESPM, em São Paulo.

“A oportunidade que a Abraji está oferecendo para esses 30 jovens talentos vindos do Brasil todo é única”, diz Zapparoli, “Eles terão uma primeira imersão de 12 dias conosco, com palestras, oficinas práticas, visitas à redações e sedes de grandes empresas e, na sequência, mais quatro dias de muita relevância no congresso da Abraji. Quase uma pós e um doutorado coladinhos um ao outro”, brinca.

“Estamos muito animados em receber esses 30 estudantes e profissionais vindos da Jornada Galápagos. É uma das ações da Abraji para que o Congresso seja cada vez mais amplo, com experiências que reflitam sobre o jornalismo de todo o país”, afirma a presidente da Abraji, Katia Brembatti.

A Jornada conta ainda com o apoio do Pacto Global (Rede Brasil), Mais Diversidade, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e da revista piauí.

O tema da Jornada Galápagos de 2024 é Impacto, inovação e inclusão: IA e ESG no jornalismo do futuro, que procura discutir temas muito atuais da profissão, como o uso de novas ferramentas de Inteligência Artificial (IA), a ética envolvida no seu uso, impactos da tecnologia no jornalismo, personalização de conteúdo, investigações, as práticas de ESG na comunicação; jornalismo e crise climática, a pauta socioambiental; diversidade e inclusão na ação e na linguagem; racismo ambiental; saúde mental; governança; a força da comunicação corporativa, entre outros.

As inscrições estão abertas até o dia 26.mar.2024 e os selecionados na primeira fase serão anunciados em breve, nas redes sociais da Galápagos Newsmaking.

Adriana Garcia, secretária executiva da Abraji, comenta que a Abraji busca avançar na questão da representatividade e regionalização do bom jornalismo. “Estamos muito contentes com esta parceria com a Galápagos, já que compartilhamos objetivos em comum”.

Jornada Galápagos de Jornalismo 2024
Local: São Paulo (endereço a divulgar)
Data: 30 de junho a 10 de julho de 2024
Inscrições: até 26 de março de 2024
Evento gratuito
https://www.jornadagalapagos.com.br/2024

19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Datas: 11 a 14 de julho de 2024
Atenção: Inscrições ainda não foram abertas
https://abraji.org.br/noticias/abraji-anuncia-datas-e-local-do-19o-congresso-internacional-de-jornalismo-investigativo

Crédito da imagem: Galápagos Newsmaking

Assinatura Abraji