Desinformação e checagem de dados é o novo tema do Conteúdo sem fronteiras de julho
  • 20.07
  • 2022
  • 14:50
  • Abraji

Liberdade de expressão

Desinformação e checagem de dados é o novo tema do Conteúdo sem fronteiras de julho

Faltando apenas duas semanas para o 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, o quadro Conteúdo sem fronteiras, que faz parte do podcast Jornalismo sem trégua, do Programa Tim Lopes, traz o tema de desinformação e checagem de dados na internet para ser discutido no quinto episódio. Os dois convidados desta conversa são Sérgio Lüdtke, do Projeto Comprova, coalizão de veículos liderada pela Abraji, e Marcela Duarte, da Agência Lupa

Sérgio Lüdtke é editor-chefe do Projeto Comprova e coordenador de cursos da Abraji. Formado pela PUC-RS com Master em gestão de empresas jornalísticas pelo IICS e MBA em Marketing Digital pela FGV, foi editor de livros, editor-executivo de Internet e Inovação no Grupo RBS e editor de plataformas digitais na Editora Globo. Como pesquisador, tem estudado os novos empreendimentos em jornalismo digital no Brasil e coordena a equipe de pesquisadores do Atlas da Notícia. Também dirige Interatores, consultoria em mídia digital.

Para o jornalista, é preocupante que as pessoas não consigam mais discernir o que é opinião do que é a informação, e afirma que é normal que elas não consigam lidar bem com a desinformação porque essa ativa alguns aspectos emocionais. “A solução para desinformação, se é que a gente vai ter um dia, é uma solução que tem que ser articulada em várias frentes na sociedade”, aponta ele.

Marcela Duarte é uma jornalista que trabalhou em grandes redações nacionais, dedicando-se a conteúdo digital, inovação e produto. Foi coordenadora da Zero Hora online e trabalhou como editora e repórter em veículos como Valor Econômico, Correio do Povo e FFW. Colaborou em projetos e matérias para Folha de S.Paulo, Galileu, WGSN Londres, L’Architecture d’Aujourd’hui e vários outros. Com passagem pela Accenture Interactive e New Content, é bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), roteirista pela Academia Internacional de Cinema (AIC) e programadora pela Reprograma.

Marcela Duarte afirma que entende que o jornalista do século XXI precisa estar todos os dias comentando e escrevendo sua opinião a respeito de vários assuntos, mas ela diz que acredita que é preciso fazer sempre uma autocrítica. “Para mim, a desinformação que circula, sobretudo nas redes sociais, mas também em outras esferas da vida, coloca em xeque o nosso conceito de democracia”, explica.

A conversa foi mediada pela coordenadora do programa, Angelina Nunes. Jornalismo sem trégua e Conteúdo sem fronteiras estão disponíveis no Spotify e em todos os aplicativos que reproduzem podcast, incluindo o perfil da Abraji no YouTube

Primeiro Episódio | Edu Carvalho e Enderson Araújo

No episódio de estreia do quadro Conteúdo sem fronteiras, os convidados abordaram as dificuldades de produzir conteúdo nas comunidades, a construção de novos veículos, a disseminação do conteúdo produzido e o uso de plataformas, além de questões de segurança. As diferenças entre produzir conteúdo dentro e fora das comunidades também foram tratadas no bate-papo. 

Clique aqui para ouvir

Segundo Episódio | Elvira Lobato e Leticia Kleim

O segundo episódio do quadro contou a história da jornalista Elvira Lobato, que foi vítima de assédio judicial, em 2008, ao publicar uma reportagem em que revelava os negócios de uma rede de empresas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus. Foram 111 ações judiciais realizadas por fiéis e pastores que exigiam sua presença em audiências por todo o país (às vezes, marcadas nos mesmos dias e horários). A outra convidada do episódio é a assistente jurídica da Abraji, Leticia Kleim, que falou sobre os casos de assédio judicial contra jornalistas no Brasil.

Clique aqui para ouvir

Terceiro Episódio | Kátia Brasil e Marcos Wesley

As dificuldades e os riscos na produção de jornalismo na região Amazônica é o tema do terceiro episódio com os jornalistas Kátia Brasil, da Amazônia Real, e Marcos Wesley, do Tapajós de Fato. Eles conversaram com a coordenadora do Programa Tim Lopes, Angelina Nunes, e contaram em detalhes as ameaças que sofreram e sofrem em consequência do trabalho que estão desenvolvendo na região.  

Clique aqui para ouvir

Quarto Episódio | Bruno Quintella e Alexandre Medeiros 

Passados vinte anos do assassinato de Tim Lopes, o quarto episódio do quadro traz um episódio especial para discutir questões além do sequestro, a tortura e a execução feita por traficantes, no Complexo do Alemão. Os dois convidados para o podcast são Bruno Quintella e Alexandre Medeiros; e eles tratam do legado do jornalista e abordam temas como racismo e a cobertura dos invisíveis da sociedade.

O Programa Tim Lopes é realizado pela Abraji com financiamento da Open Society Foundations. O nome do programa é uma homenagem ao repórter Tim Lopes, assassinado em 2002, no Rio de Janeiro. A coordenação é da jornalista Angelina Nunes.

Assinatura Abraji