Formação

projetos

Projeto Caravana

Projeto Caravana

O que é o Projeto Caravana?

Lançado em outubro de 2023, o Projeto Caravana, da Abraji, é a primeira atividade de rede nacional de treinamento itinerante da associação. O projeto oferece formações especializadas para organizações de comunicação local, estabelecendo parcerias e promovendo cursos sobre jornalismo e temas da realidade do território.

A iniciativa, financiada pela Fundação Ford, é coordenada pelas jornalistas Nina Weingrill, cofundadora da Énois Laboratório de Jornalismo, e Thaís Cavalcante, cofundadora do portal Favela em Pauta. O apoio formativo tem duração de dois anos, e se encerra em junho de 2025.

O desenvolvimento do projeto se deu a partir do aprimoramento de dois projetos anteriores de sucesso, o “Jornalismo e Periferias” e o “Jornalismo Local”, que também buscaram atender às demandas do jornalismo nos territórios. Para esta primeira edição, foram selecionadas dez organizações, espalhadas por diferentes regiões do país:

  • Abaré - Escola de Jornalismo, do Amazonas;
  • Associação Fala Roça, do Rio de Janeiro;
  • Associação Gira Mundo e Coletivo Utopia Negra Amapaense, ambas do Amapá;
  • Associação MATPHA, do Acre;
  • Coletivo Magnífica Mundi, de Goiás;
  • Kombi Livros, de Santa Catarina;
  • Site Coreto, da Bahia;
  • Telas em Rede, do Pará;
  • TV Restinga, do Rio Grande do Sul.

As organizações foram selecionadas a partir de um chamamento público, aberto no segundo semestre de 2023. Além das formações presenciais, o Caravana também oferece encontros formativos online e incentivos financeiros para as iniciativas locais, visando sua sustentabilidade e expansão.

Primeiras formações do projeto

O projeto já fez duas paradas. A primeira formação sobre produção de conteúdo e jornalismo comunitário aconteceu na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, em parceria com a Associação Fala Roça. Foram dois dias de workshops que incluíram aula de história da Rocinha, fundamentos das práticas jornalísticas, desenvolvimento de conteúdo, uso da Lei de Acesso à Informação (LAI), entre outros tópicos. Ao final, o veículo lançou um edital de microbolsas de reportagem para estimular a criação de políticas públicas para a Rocinha.

A segunda formação ocorreu nas cidades de Poções e Vitória da Conquista, na Bahia, em parceria com o Site Coreto, portal de notícias regionais on-line, e teve apoio da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). A temática do encontro foi “Jornalismo local e a participação comunitária na cobertura das eleições”, na qual os participantes debateram de que forma a comunidade pode contribuir para fortalecer a mídia local na cobertura eleitoral e a criação de uma rede de comunicação que atenda a demandas da população.

"O projeto tem sido uma oportunidade para que as organizações se aproximem das suas comunidades, entendam de que forma podem servi-las e também como incluí-las no processo jornalístico", afirma Nina Weingrill, coordenadora do Caravana.

As 46 pessoas que participaram das formações até agora foram, em sua maioria, mulheres negras, segundo os dados coletados pelos próprios instrutores nas oficinas e atividades. O próximo ciclo formativo acontecerá em março, em Corumbá de Goiás, no Centro-Oeste, em parceria com o coletivo Magnífica Mundi.