Acesso à Informação

projetos

LAI para comunicadores

LAI para comunicadores

O que é o LAI para comunicadores?

Em parceria com a agência de dados Fiquem Sabendo, especializada no monitoramento da Lei de Acesso à Informação (LAI), a Abraji criou, em agosto de 2023, um novo programa de oficinas on-line gratuitas para treinar profissionais da comunicação para o uso da lei. Os participantes contaram, nas formações, com mentoria de instrutores especializados, além da orientação específica para produzir reportagens sobre temas de interesse de sua área de cobertura com o uso da LAI.

As aulas remotas foram repensadas para adequação à realidade dos comunicadores, com foco em dados hiperlocais e participação especial de especialistas locais convidados. O intuito é a formação de profissionais que atuam em periferias urbanas, comunidades quilombolas, populações ribeirinhas, áreas indígenas, entre outras.

O treinamento é uma adaptação de outro curso promovido pelas organizações em 2021 – o  LAI nas Redações – criado após uma pesquisa mostrando um número elevado de jornalistas que nunca tinham usado o dispositivo legal em suas reportagens. O LAI para Comunicadores foi desenvolvido com apoio do Fundo Canadá para Iniciativas Locais, dentro do tema Transparência Pública, Democracia e Liberdade de Imprensa e Formação Cívica.

Objetivos do projeto e resultados recentes

O principal objetivo do projeto é ajudar comunicadores e jornalistas envolvidos em iniciativas hiperlocais a fazer apurações com dados obtidos através da LAI. A lei, promulgada em 2011, é uma das principais conquistas da sociedade brasileira para o controle social e acesso a dados de interesse público.

Para esta edição, foram selecionados 294 jornalistas e comunicadores de todas as regiões do Brasil.

A Abraji e a Fiquem Sabendo acreditam que o uso desse recurso por comunicadores hiperlocais para cobrir temas importantes em seus territórios é um caminho para fortalecer e qualificar o jornalismo e a transparência em nível local.