Caravana e Magnífica Mundi realizam oficinas em Goiás
  • 12.03
  • 2024
  • 14:23
  • Abraji

Formação

Caravana e Magnífica Mundi realizam oficinas em Goiás

Em parceria com o Projeto Caravana, da Abraji, o Coletivo Magnífica Mundi realizou, nos dias 1 e 2 de março, o "II Encontro de Formação em Comunicação Popular", iniciativa que tem como objetivo articular redes de rádio comunitárias para produção de informação no estado de Goiás.  

O encontro aconteceu no Centro de Formação e Produção Agroecológica Santa Dica dos Sertões (CEPAS), em Corumbá de Goiás, e reuniu jornalistas, estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Goiás (UFG), comunicadores de movimentos sociais e líderes locais.

"Participar dessas construções, apoiando organizações locais nas suas demandas, é uma oportunidade que a Abraji tem de diagnosticar as reais necessidades de jornalistas e comunicadores que atuam de forma independente em seus territórios", afirma Nina Weingrill, coordenadora do Projeto Caravana.

As oficinas, realizadas em sala de plenária e embaixo de uma mangueira, abordaram temas como checagem de informações, segurança digital e física, Lei de Acesso à Informação (LAI), produção de texto jornalístico e oficinas práticas de web rádio e web TV.

“A transformação social é possível a partir da comunicação compartilhada feita nas favelas, aldeias, comunidades rurais e quilombos. A gente quer fazer uma web rádio, construir um telejornal e queremos vocês como parceiros. Daqui nós já estamos construindo uma rede”, afirmou Nilton José dos Reis, professor de jornalismo da UFG e cofundador do Coletivo Magnífica Mundi

A quarta formação presencial do projeto Caravana já está marcada para acontecer no Sul do país. O "I Fórum Catarinense de Comunicação: Por uma comunicação popular!" será realizado em parceria com a organização Kombi Livros - Jornalismo Literário, Cultural e Socioambiental, em Chapecó (SC), no mês de abril. 

Saiba mais sobre o Projeto Caravana clicando aqui.

Foto: Terceira formação do Projeto Caravana | Crédito: Thaís Cavalcante

 

Assinatura Abraji