Abraji repudia ofensas de líder do governo baiano contra repórter da Folha
  • 28.02
  • 2023
  • 18:54
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji repudia ofensas de líder do governo baiano contra repórter da Folha

A Abraji repudia as declarações do líder do governo da Bahia na Assembleia Legislativa, o deputado Rosenberg Pinto (PT), contra o jornalista João Pedro Pitombo, correspondente da Folha de S. Paulo em Salvador. Ao criticar reportagem assinada por Pitombo sobre a ex-primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, o parlamentar acusou o repórter de ser mentiroso e foi além, afirmando que o correspondente da Folha “escreve contra a Bahia”.

A declaração foi feita durante entrevista de vídeo do deputado ao portal Aratu On na segunda-feira (27.fev.2023). Rosenberg classificou como mentirosa a reportagem em que Pitombo revela que Aline Peixoto, esposa do ministro-chefe da Casa Civil de Lula, Rui Costa, não informou em seu currículo que ocupa um cargo no governo da Bahia desde 2014. Peixoto concorre a uma vaga no Tribunal de Contas dos Municípios. 

Ao defender a esposa do ex-governador e hoje ministro, Rosenberg não apresentou nenhuma informação que desmentisse a reportagem. Ao contrário, acabou afirmando que a informação apresentada na reportagem não era de interesse da Assembleia Legislativa na escolha do nome para o Tribunal de Contas. “Pitombo, é ele que escreve contra a Bahia”, afirmou o deputado, dizendo ainda que a reportagem tinha um fundo misógino.

Refutar informações, contrapor reportagens e questionar a produção jornalística fazem parte do aprimoramento da democracia e da imprensa.

No entanto, esse tipo de linguagem e afirmações de que determinado profissional atua contra um estado, no caso, a Bahia, servem apenas para incentivar a violência contra os jornalistas.

Em mensagem por WhatsApp, o deputado afirmou à Abraji: "Respondi a uma indagação da matéria escrita pelo jornalista. Com todo o respeito que tenho pela imprensa, se tratou de uma resposta pessoal, que fiz questão de ressaltar naquele momento. Tenho o direito de opinar pelo que entendo de verdades e mentiras! Não entendo de política, mas de comunicação, que é a minha formação. Portanto, não comungo com deturpações nas informações para o público. Espero ter atendido suas indagações".

Nós, da Abraji, temos contabilizado mais de uma centenas de ataques de violência política nos últimos meses e acompanhamos de perto como manifestações desse tipo têm servido para desqualificar o jornalismo e seu papel fundamental de oferecer informações de interesse público.

A Abraji se solidariza com Pitombo e se junta às demais organizações de imprensa no repúdio à fala do deputado, cujo partido está à frente do governo federal e atua exatamente na criação de um Observatório Nacional da Violência contra os Jornalistas.

Diretoria da Abraji, 28 de fevereiro de 2023
 

Assinatura Abraji