Abraji repudia agressão de seguranças da presidência a jornalistas na Bahia
  • 12.12
  • 2021
  • 18:37
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji repudia agressão de seguranças da presidência a jornalistas na Bahia

No domingo 12.dez.2021, seguranças de Jair Bolsonaro voltaram a agredir jornalistas, no município baiano de Itamaraju. Camila Marinho, Cleriston Santana, Dário Cerqueira e Xico Lopes tentavam realizar a cobertura da visita do presidente à região atingida pelas chuvas dos últimos dias no sul do estado.

As equipes aguardavam o pouso do helicóptero no qual viajava Bolsonaro, no estádio municipal Juarez Barbosa. Os repórteres da TV Bahia, afiliada da Globo, e da TV Aratu, afiliada do SBT, tentaram se aproximar para realizar uma entrevista, mas integrantes da segurança impediram a aproximação. Um deles agarrou Camila pelo pescoço.

A seguir, Bolsonaro subiu na caçamba de uma caminhonete. Quando as equipes tentaram, mais uma vez, obter uma entrevista, um segurança pessoal tentou impedir que os jornalistas erguessem os microfones em direção ao presidente e os acusou de agressão, quando os microfones esbarraram nas costas do funcionário. O segurança também ameaçou os jornalistas: "Se bater de novo, vou enfiar a mão na tua cara. Não bata em mim. Não batam em mim."

Ao mesmo tempo, um militante bolsonarista puxou os microfones e outro arrancou a pochete de Camila Marinho. O objeto foi recuperado mais tarde por outro jornalista.

A Abraji repudia as agressões e demanda que as autoridades competentes orientem a equipe de segurança do presidente para que respeite o trabalho dos jornalistas, pois lamentavelmente esse tipo de agressão vem se repetindo. Além disso, exige que Jair Bolsonaro cesse os ataques verbais contra a imprensa, os quais incentivam sua militância a agredir repórteres e impedir seu trabalho, o qual é garantido pela Constituição Federal. 

Assinatura Abraji