
- 08.10
- 2025
- 13:19
- Abraji
Formação
Liberdade de expressão
Acesso à Informação
Abraji divulga nome de mentores e de jornalistas selecionados para apoio financeiro em reportagens ambientais
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) torna pública, nesta terça-feira 7), a lista de jornalistas selecionados para receber apoio financeiro para conduzir investigações ambientais, além dos profissionais que atuarão como mentores dessas produções. O processo integra as atividades do projeto Defensores Ambientais, realizado desde 2023.
Foram selecionados para receber apoio financeiro os jornalistas:
- Izabel Maria Bezerra dos Santos, que atua no Amazonas;
- Josineide Gonçalves da Silva (Josi Gonçalves), que atua em Rondônia; e
- Luan Matheus dos Santos Santana, que atua no Maranhão.
Os três serão acompanhados pelos mentores Rubens Valente, Carolina Dantas de Azevedo e Liege Socorro Albuquerque Peres, profissionais selecionados pela ampla experiência em jornalismo ambiental e cobertura de temas socioambientais e de direitos humanos no país. Além deles, todas as reportagens contarão com a mentoria em segurança da jornalista Angelina Nunes, referência na Abraji sobre o tema.
Ao todo, o processo de seleção de propostas ambientais recebeu 33 inscrições de jornalistas de todo o país, sendo 26 provenientes de estados da Amazônia Legal: Amazonas (6), Pará (5), Maranhão (3), Mato Grosso (3), Roraima (3), Acre (2), Amapá (2) e Rondônia (2), e sete de outros estados: Distrito Federal (3), São Paulo (2), Minas Gerais (1) e Rio de Janeiro (1).
Já o processo de escolha de mentores teve 21 inscritos. As inscrições foram recebidas de jornalistas de diferentes estados do país. A distribuição por estado foi a seguinte: São Paulo (10), Rio de Janeiro (3), Distrito Federal (2), Minas Gerais (2), Amazonas (2), Alagoas (1) e Bahia (1).
Sobre o Defensores Ambientais
O projeto Defensores Ambientais é uma iniciativa da Agence Française de Développement (AFD), coordenado pela Transparência Internacional Brasil, com participação da Abraji, Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto Centro de Vida (ICV) e Instituto Ethos. Desenvolvido desde meados de 2023, o projeto já apoiou financeiramente oito reportagens investigativas ambientais, promoveu um treinamento presencial de jornalistas em Belém e contribuiu para a realização de mesas sobre Amazônia nos três últimos congressos da Abraji. O Defensores Ambientais tem atividades previstas até fevereiro de 2026.