Ministro Barroso, do STF, será entrevistado no 17º Congresso da Abraji
  • 22.07
  • 2022
  • 16:39
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Ministro Barroso, do STF, será entrevistado no 17º Congresso da Abraji

foto: divulgação

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), será entrevistado na versão presencial do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo.

A entrevista está marcada para a sexta-feira, dia 05.ago.2022, das 11h30 às 13h, e será conduzida por quatro jornalistas especializadas em política, desinformação, eleição e ameaças à democracia. São elas: Cristina Tardáguila, diretora de Programas do ICFJ  e fundadora da Lupa; Daniela Lima, apresentadora da CNN Brasil; Luciana Garbin, coordenadora do LabJor FAAP e editora executiva do Estadão; e Patricia Campos Mello, jornalista da Folha de S.Paulo e diretora da Abraji.

Luís Roberto Barroso é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) desde junho de 2013 e foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2020 a fevereiro de 2022.

Barroso nasceu em Vassouras (RJ), é doutor em Direito Público e professor titular de Direito Constitucional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fez mestrado na Yale Law School e pós-doutorado na Harvard Law School, duas universidades americanas que fazem parte da chamada Ivy League, instituições de ensino de maior prestígio nos Estados Unidos.

Autor de vários livros sobre Direito Constitucional e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior, fez pronunciamentos em defesa da imprensa, do papel do jornalismo como pilar da democracia, e da necessidade de punir criminosos que usam as redes para propagar informações enganosas na internet (fake news).
 
Para a vice-presidente da Abraji, Katia Brembatti, o Congresso é um espaço de provocação e reflexão para a sociedade. “Em 2022, essa discussão é mais do que necessária, com recorde de ameaças à imprensa, ataques aos profissionais, tentativas de cerceamento dos direitos constitucionais de apurar e publicar o que é de interesse público, e, claro, a disseminação em larga escala de conteúdo enganoso”.

Cadastramento da imprensa

A Abraji está cadastrando a imprensa para cobrir a entrevista do ministro do STF e outros eventos do Congresso. Os veículos e freelancers devem solicitar o credenciamento à Textual Comunicação, por este email: [email protected]

Sobre o Congresso

Promovido pela Abraji desde 2005, o 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo acontece de 3 a 7 de agosto, de forma mista, com quase 100 atividades e mais de 200 palestrantes.

A programação está distribuída em cinco dias, de quarta-feira a domingo. Nos dias 3 e 4 de agosto, será realizada a parte on-line e gratuita do evento. A versão presencial e paga (sem transmissão pela internet), ocorrerá de 5 a 7 de agosto, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em Higienópolis, São Paulo. O último dia do Congresso é totalmente dedicado à quarta edição do Domingo de Dados, com oficinas sobre jornalismo de dados, além de bastidores de investigações ligadas ao tema.

Atenção: é necessário se inscrever separadamente nos eventos on-line e presencial, sendo que os ingressos para a versão presencial do Congresso e para o Domingo de Dados serão vendidos separadamente. 

Nesta página, você tem acesso à programação completa, além de mais informações sobre os convidados da 17ª edição. Clique aqui para se inscrever na versão on-line. Para adquirir os ingressos da versão presencial, basta acessar esta área da página do Congresso. As principais dúvidas relacionadas ao evento, como o funcionamento do modelo misto, foram respondidas nesta seção.

O 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo do Centro Universitário FAAP.

O evento é patrocinado por Google News Initiative, Meta, Luminate, Grupo Globo, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Tik Tok, Itaú, Alma Preta, ARTIGO 19, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, Headline, Metrópoles, O Estado de S. Paulo, Poder 360, Revista Cenarium e The Trust Project.

Apoiam institucionalmente Agência Eko, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional de Revistas (Aner), FCB Brasil, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Instituto Palavra Aberta, Jornalistas&Cia, Knight Center for Journalism in the Americas, Portal Imprensa, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Oboré, Textual Comunicação, Transparência Internacional - Brasil e UNESCO. O apoio de mídia é de GloboNews, Grupo RBS, revista piauí, rádio CBN e SBT News. 

Google News Initiative, Meta, Luminate, Itaú, CNN Brasil e O Estado de S. Paulo também patrocinam o 4º Domingo de Dados.

Assinatura Abraji