Investigadora, a newsletter do projeto CruzaGrafos, completa sua 30ª edição
  • 23.05
  • 2022
  • 15:24
  • Abraji

Acesso à Informação

Investigadora, a newsletter do projeto CruzaGrafos, completa sua 30ª edição

A newsletter Investigadora, do projeto CruzaGrafos, da Abraji, chegou a sua 30ª edição. Publicada em 13.mai.2022, a newsletter contou como foi feito um levantamento de dados de valas clandestinas em diversas regiões do Brasil, realizado pelos jornalistas Amanda Rossi, José Decau e Saulo Pereira Guimarães, da TAB Uol. A edição também trouxe uma investigação dos crimes cometidos pelos fornecedores de carne, laranja, soja e café do McDonald 's feita pelos jornalistas André Campos, Poliana Dallabrida e Isabel Harari, da Repórter Brasil. 

Em entrevista à Abraji, Schirlei Alves, jornalista que trabalha no projeto desde março deste ano, destacou o trabalho utilizado pelos jornalistas da TAB Uol para irem atrás das informações das valas clandestinas. “Eles precisaram traçar vários métodos para produzir dados eles mesmos. Isso mostra que o próprio jornalista pode produzir informação quando ela não existe”, afirmou Alves. Ela também indicou que levantamentos como este podem provocar ações das instituições públicas. 

Schirlei Alves apontou que a Investigadora traz o trabalho de jornalistas de várias áreas, que trabalham de maneiras diferentes. “Cada um tem o seu método. Às vezes chega no mesmo lugar, mas usa métodos diferentes. Isso é para mostrar que existem diferentes caminhos para se fazer investigação de qualidade”, ela afirmou. Para ela, a newsletter consegue apresentar uma ponte entre esses profissionais e o jornalista que está começando a carreira.

A autora da newsletter destacou dois trabalhos que saíram da edição  #27 | Amazônia: contrabando de madeira e o reduto de gringos sócios de refinarias. O primeiro, sobre transporte de madeira clandestina para fora do país, de Allan de Abreu e Luiz Fernando Toledo, da revista Piauí, mostrou os caminhos incomuns que os repórteres tomaram para ter informações mais profundas sobre a Amazônia: “Eles deram dicas bem legais de como percorrer e investigar a exploração legal de madeira.” Alves também elogiou a reportagem de Hyury Potter, da Intercept Brasil, sobre extração ilegal do ouro: “Trouxe diferentes caminhos para se pensar no assunto”.

O objetivo da newsletter, que é quinzenal, é ajudar na disseminação de informações sobre reportagens que podem ou não ter utilizado a ferramenta CruzaGrafos para facilitar sua investigação. A Investigadora também realiza uma “engenharia reversa” nessas grandes investigações jornalísticas, de forma a revelar como os dados utilizados foram encontrados. A newsletter foi criada em jan.2021, em parceria com o Brasil.IO. 

Saiba, a seguir, quais foram as edições publicadas:

#29 | As relações CACs e crime organizado e os fantasmas em gabinetes - Uma investigação que revelou como o crime organizado usa as facilidades das licenças de Colecionadores, Atiradores desportivos e Caçadores (CACs). Também há uma reportagem que mostra o parentesco entre os funcionários contratados no gabinete do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). 

#28 | Os pastores do MEC e os antivacinas do SUS - A reportagem que revelou o gabinete paralelo de pastores no Ministério da Educação (MEC) e mostrou como o Telegram ajudou dois repórteres a desvendar um esquema de venda de certificados falsos de vacinas a negacionistas.  

#27 | Amazônia: contrabando de madeira e o reduto de gringos sócios de refinarias  - Uma reportagem que esmiúça o contrabando de madeira exótica da Amazônia para os Estados Unidos e a revelação dos bastidores da instalação de uma refinaria no Pará, que tem como investidor um empresário condenado por lavagem de dinheiro na Bélgica. 

#26 | Cobertura de guerra e o mapeamento da fé - Uma conversa com o repórter Yan Boechat, experiente jornalista em cobertura de conflitos, que estava fazia três semanas na Ucrânia. Além de uma matéria que fez um levantamento sobre os templos religiosos em Fortaleza. 

#25 | Pandora Papers e crimes sexuais na Igreja - Uma investigação sobre brasileiros com offshores no Pandora Papers e que devem à União R$ 16 bilhões em impostos. Também uma série de reportagens sobre crimes sexuais dentro da Igreja Católica. 

#24 | Imóveis de políticos e o orçamento secreto de Doria - Uma investigação que revelou ligações suspeitas entre o deputado federal Ricardo Barros e uma empresa farmacêutica investigada pela CPI da Pandemia, além de uma série de reportagens que mostram como o governo Doria também tem um orçamento secreto.

#23 | Dicas para cobrir a crise climática - Um conjunto de reportagens sobre quem financia a indústria da carne na Amazônia. E uma matéria que mostrou como a mudança do clima tem afetado o Nordeste.

#22 | Saúde e Forças Armadas sob suspeita - Uma investigação descobriu que o Ministério da Saúde pagou mais caro por lote de máscaras e um levantamento que revelou que o Tribunal de Contas da União fez pelo menos 278 auditorias envolvendo irregularidades em órgãos das Forças Armadas nos últimos 20 anos. 

#21 | Intermediários de vacinas e a loucura da ditadura - Uma investigação revelou que o Ministério da Saúde vai pagar 20% mais caro por dose da vacina Sputnik V. Além de levantamento que descobriu 24 casos de presos políticos internados pela ditadura militar em manicômios.

#20 | Em nome do pai e as ofertas paralelas de vacina - A investigação que descobriu o filho de um deputado atuando em contratos de publicidade que envolvem o governo federal. E uma matéria que revelou quem é o coronel Guerra, militar supostamente envolvido no escândalo do fornecimento de vacinas. 

#19 | Entre processos e inquéritos: o sangue Yanomami e a caçada a Lázaro - Uma investigação que mapeou empresas que compram ouro ilegal extraídos da Terra Indígena Yanomami. Também uma matéria que reconstituiu assassinatos cometidos em 2008.

#18 | O orçamento paralelo e o epicentro da pandemia - Uma série de reportagens relacionadas a um orçamento paralelo do governo Bolsonaro disfarçado de emendas parlamentares. Além de uma exibição de dados que recebeu um prestigiado prêmio internacional.

#17 | A falta de equipamentos e insumos durante a pandemia - Uma reportagem premiada que revelou como os estados compraram, e não receberam, respiradores pulmonares durante a pandemia. Também um levantamento que mostrou o risco da falta de oxigênio para pacientes do Ceará. 

#16 | Falcatruas com a cota parlamentar e vacinas vencidas - A reportagem que revelou um suposto esquema de corrupção envolvendo deputados federais, um servidor da Câmara e uma locadora de veículos. Além da investigação que mostrou que 23 estados brasileiros aplicaram vacinas vencidas contra a covid-19.

#15 | Orçamento público - Uma reportagem revelou que uma universidade privada usa dinheiro público na formação de missionários que evangelizam indígenas. Aborda-se também uma investigação sobre o programa Pátria Voluntária, de Michelle Bolsonaro, gastar mais com publicidade do que com doações. 

#14 | Quem ganha com a ivermectina e quem mais perde (a vida) por causa da pandemia - A reportagem que revelou que uma das principais fabricantes brasileiras de ivermectina apoia um grupo de médicos que prescrevem medicamentos do chamado "kit Covid". Além disso, uma investigação sobre como as mortes de caixas, frentistas e motoristas de ônibus aumentaram no auge da pandemia. 

#13 | O caso Samuel Klein e os tiros que vêm do alto - A reportagem que revelou um suposto caso de crimes sexuais envolvendo o fundador das Casas Bahia, Samuel Klein. Além disso, uma investigação sobre como a polícia do Rio de Janeiro utilizou helicópteros, em dezenas de operações, como plataforma de tiro. 

#12 | Fraudes na Educação e na Saúde - Investigações relacionadas ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), mais reportagens que revelaram escândalos envolvendo a compra de respiradores durante a pandemia. 

#11 | Milícias - Uma matéria que revelou o patrimônio milionário do miliciano Adriano da Nóbrega. Além de um levantamento que mostra áreas dominadas por milícias no Rio de Janeiro que têm menos confrontos com policiais que os locais controlados por facções de traficantes.

#10 | Lobistas e contratos de publicidade - Uma matéria sobre o suposto caso de lobby que envolveu um filho do presidente Jair Bolsonaro, mais uma série que investigou contratos de publicidade da prefeitura de Ribeirão Preto.  

#9| LAI: um caso de amor e ódio - Uma reportagem sobre quanto custou a exposição de roupas do presidente e da primeira-dama no Palácio do Planalto, num evento realizado em 2020, e dados de como a transparência de Porto Alegre apresenta várias falhas. 

#8 | O rastro da cloroquina - Investigações sobre uma farmacêutica que recebeu R$ 20 milhões do BNDES em 2020, além de uma matéria que expôs como o governo Bolsonaro enviou 2,8 milhões de unidades de cloroquina para todo o país. 

#7 | Amazônia ilegal - Uma reportagem sobre terras da Floresta Amazônica que estão sendo griladas e vendidas pelo Facebook. Também: um levantamento que mostra que centenas de áreas indígenas estão registradas em nome de pessoas físicas ou jurídicas.

#6 | Malha fina para compras públicas - Uma reportagem sobre o projeto Tá de Pé – Compras Emergenciais, que possibilita acompanhar informações de licitações e contratos relacionados ao combate à pandemia. E investigações sobre dados do aplicativo de mensagens Telegram. 

#5 | Empresas no exterior - Dados do projeto Open Lux, que revelou centenas de brasileiros que possuíam companhias registradas no paraíso fiscal de Luxemburgo, e uma reportagem sobre a segunda onda de covid-19 no Estado da Bahia

#4 | Laranjas - Investigações que envolvem o uso de laranjas.

#3 | Contratos, parentes e imóveis - relações suspeitas - Informações de contratos públicos de grande valor feitos por empresas com sócios do mesmo setor do contratante, além de uma reportagem sobre empresas e imóveis ligados a pessoas de interesse público que têm operações financeiras diferentes do normal. 

#2 | Algumas implicações da pandemia na política e na administração pública - Conheça casos de investigação que envolvem a pandemia do coronavírus no Amazonas, Ceará e Rio de Janeiro. Também: dados da crise sanitária que criaram implicações na política brasileira e na administração pública. 

#1 | A primeira edição da Investigadora no ar - Entenda como foi a reportagem que revelou os gastos dos últimos presidentes do Brasil, mais a investigação da empresa dos familiares do então vereador Ricardo Luís Reis Nunes (MDB), que recebeu R$ 50 mil de creches, sem licitação. 

Para assinar a newsletter, clique aqui.

Com 70,7 milhões de dados registrados, o projeto CruzaGrafos, organizado pela Abraji e pelo Brasil.IO e com o apoio da Google News Initiative, é uma ferramenta que permite que relações de poder e redes de interesse sejam investigadas de forma visual, sem a necessidade de ciência de dados. Lançado em novembro de 2020, o software é livre para verificações cruzadas e investigações avançadas de dados que permitem interligar diversas informações em uma espécie de teia.

Assinatura Abraji