PROGRAMA TIM LOPES DE PROTEÇÃO A JORNALISTAS

O Programa Tim Lopes, da Abraji, foi criado com o objetivo de atuar na defesa e proteção de jornalistas no Brasil, além de investigar casos de comunicadores assassinados em decorrência da profissão.

Em 2017, na primeira fase do projeto, o repórter Bob Fernandes percorreu os cenários de alguns dos crimes mais simbólicos contra jornalistas nos últimos anos. Ao lado de um documentarista da equipe de João Wainer, ele recolheu informações sobre o crime em si, as investigações e as consequências dessa morte para a comunidade.

Já a segunda etapa consistiu na criação de uma rede de resposta rápida aos crimes contra jornalistas. Sempre que um comunicador ou jornalista é assassinado no exercício da profissão, a Abraji coordena a viagem de uma equipe para o local onde ocorreu o crime. Após uma investigação intensiva, o material é publicado colaborativamente por uma rede de veículos parceiros. Além de cobrir a morte em si, os repórteres revelam as reportagens que possam ter provocado o homicídio.

O nome do programa é uma homenagem ao repórter Tim Lopes, assassinado em 2002, no Rio de Janeiro, enquanto trabalhava na produção de mais uma de suas reportagens investigativas, desta vez sobre a exploração sexual de menores nos bailes funk da Vila Cruzeiro. Tim foi descoberto, sequestrado pelos traficantes do local e levado para a Favela da Grota, no Complexo do Alemão, onde foi torturado e executado.

O Programa Tim Lopes é uma resposta à violência contra a imprensa, especialmente com quem a faz existir. Portando,  PTL não faz distinção entre jornalistas, radialistas, blogueiros e profissionais da comunicação no geral.

Equipe

Princípios

O PROGRAMA TIM LOPES tem como princípio o trabalho voluntário e solidário de jornalistas com o apoio de empresas, organizações de classe e coletivos jornalísticos, organizações de defesa dos direitos humanos e cidadãos comprometidos com a defesa das liberdades de expressão.

O Programa fará frente a casos de assassinatos e sequestros de jornalistas no território nacional. Serão considerados jornalistas todos os que exercem jornalismo – que consiste na apuração e divulgação pública de informações em jornais, revistas, TVs, rádios e plataformas digitais.

A ação do Programa é pautada pelos princípios do profissionalismo – ou seja, tem atenção prioritária aos procedimentos éticos e de segurança das equipes de campo e de retaguarda.

Todo o material apurado e consolidado estará à disposição para a divulgação livre, sem privilégio de qualquer veículo, mesmo os que cederam profissionais para as equipes.

Créditos

Realização
Apoio

Idealização do programa
Marcelo Beraba

Coordenação
Angelina Nunes

Parceria para criação da marca
Oz Design

Fase 1
Reportagens, vídeos e documentário

QUEM MATOU? QUEM MANDOU MATAR?
Política e Política nos assassinatos dos jornalistas

Direção
Bob Fernandes
João Wainer

Roteiro e Montagem
André Felipe

Reportagem
Bob Fernandes
Bruno Miranda

Produção
Lucas Ferraz

 

Produção executiva
Thiago Herdy
Guilherme Alpendre

Fotografia
Bruno Miranda

Direção de fotografia
Bruno Miranda

Som direto
Bruno Miranda

Trilha sonora
Punks S/A

Finalização
André Freire

Fase 2
Reportagem: Angelina Nunes e Rafael Oliveira
Fotos: Rafael Oliveira

Fase 3
Coordenação: Angelina Nunes
Assistentes:
Bruna Lima
Heloisa Fortes
Caê Vatiero