Acesso à Informação

projetos

Aleph

Aleph

O que é o Aleph?

Criado pelo  OCCRP (Organized Crime and Corruption Reporting Project), o Aleph é uma ferramenta de investigação que reúne em sua plataforma bases de dados com informações do tipo “follow the money” (siga o dinheiro, na tradução para o português): documentos para rastrear ativos e propriedades corporativas, gastos governamentais e informações sobre indivíduos e grupos de interesse jornalístico. A ferramenta está disponível em 142 países e agrupa mais de 500 bases, que podem ser cruzadas entre si.

Em junho de 2022, a OCCRP e a Abraji firmaram uma parceria para disponibilizar novas bases de dados do Brasil, com a finalidade de auxiliar e incentivar investigações, especialmente sobre corrupção. O acesso inicial ao Aleph é gratuito e livre, basta criar uma conta. Mas informações de vazamentos ou de teor jornalístico mais investigativo só podem ser acessadas por jornalistas investigativos, freelancers, pesquisadores acadêmicos e ativistas - desde que comprovem sua atuação via um formulário de inscrição.

A finalidade da ferramenta é agrupar dados relevantes para investigações de interesse público em uma plataforma acessível e completa. Todas as informações adicionadas são dados abertos pesquisáveis e possibilitam o cruzamento com os que já estão no Aleph. Também é possível que jornalistas façam upload de seus próprios documentos particulares, como arquivos de texto, planilhas, imagens e e-mail, acessados somente pelo usuário, com a possibilidade de adicionar colaboradores.

Entre as funcionalidades estão:

  • Pesquisar nomes de empresas ou pessoas em centenas de documentos do Brasil e do mundo;
  • Cruzar suas listas de entidades para encontrar correspondências com outras bases de dados;
  • Construir gráficos de relações;
  • Subir documentos em formato PDF e transformá-los em texto pesquisável por palavras-chave entre milhares de páginas.

Novas bases de dados do Brasil

Ao longo de 2022 e 2023, o Aleph passou a integrar novas bases de dados de interesse público no Brasil. Essas informações auxiliam os jornalistas em investigações e reportagens sobre temas relevantes sobre política, principalmente. 

Com o nome de “ABRAJI”, o diretório do Aleph disponibilizou, no final de 2022, informações eleitorais desde 2014. Elas incluem fornecedores e doadores de campanhas eleitorais, ativos dos candidatos e todos os candidatos entre 2014 e 2022. A plataforma de dados do OCCRP também possui outras informações do Brasil que podem ser buscadas, como beneficiários do Auxílio Emergencial e do Bolsa Família, proprietários de aeronaves,  gastos com cota parlamentar de senadores e deputados e multas ambientais.

Em outubro de 2023 foram disponibilizadas informações sobre “militares expulsos da Marinha e da Força Aérea Brasileira” – uma lista com a data e motivo das expulsões dos servidores vinculados a essas forças, além da “Lista de pessoas que visitaram a sede da Presidência da República (Palácio do Planalto e Palácio da Alvorada)”, incluindo registros digitais e manuscritos, entre 2019 e 2022.

Em dezembro de 2023, outra importante fonte de informação de interesse público foi adicionada ao Aleph: laudas do Diário Oficial da União (DOU) desde o dia 4 de janeiro de 2021, que correspondem a mais de 260 mil páginas de documentos. O DOU é um importante meio de comunicar a sociedade sobre leis, decretos, instruções normativas, atos de interesse dos servidores da administração pública federal, editais, avisos de interesse público.

Como criar uma conta e acessar o Aleph

Os jornalistas que tiverem interesse em usar o Aleph precisam fazer um cadastro no sistema. Para garantir a segurança dos usuários da plataforma, o acesso só é liberado com o uso de software de dupla verificação (2FA), como o Google Authenticator. Depois de criar a conta gratuita, é necessário preencher este formulário on-line. A partir das informações coletadas nele, representantes da Abraji e do OCCRP vão avaliar as informações para checar o perfil do usuário. As pessoas com perfil aprovado receberão o acesso mais exclusivo, que também é gratuito, em cerca de uma semana.

Confira o passo a passo para criar uma conta:

  1. Na tela de login, escolha a opção "New user? Register".
  2. Digite seus dados e crie uma senha com no mínimo 12 dígitos.
  3. Ative sua conta por meio do seu email. Você receberá um email de verificação com um link para confirmar o seu cadastro.
  4. Ao acessar pela primeira vez a ferramenta, a verificação em duas etapas poderá não ser exigida. No entanto, a partir do segundo acesso, a Aleph exigirá esse tipo de autenticação.
  5. A plataforma indicará a instalação de um aplicativo de autenticação, como o Google Authenticator e o FreeOTP
  6.  Após instalar um desses aplicativos, abra o app e leia o QR Code que aparecerá na tela de login do seu computador (Open the application and scan the barcode).
  7. Em seguida, o aplicativo de autenticação vai gerar um código que deverá ser digitado na tela de login do seu computador.
  8. Quando finalizar todo o processo, será preciso preencher este formulário.

Em caso de dúvidas, escreva para [email protected].