• 29.11
  • 2011
  • 14:24
  • Marina Iemini Atoji

Sistema do Ministério do Desenvolvimento permite consultar dados sobre a balança comercial brasileira

Na "Folha de S.Paulo" de hoje (29 de novembro), a repórter Maeli Prado destaca as diferenças entre o critério usado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e pelo governo brasileiro em relação à classificação de produtos industrializados.

Pegando carona no tema, pode-se fazer boas reportagens consultando outros dados sobre a balança comercial do Brasil por meio do sistema AliceWeb, do Ministério do Desenvolvimento.

Como consultar
Será necessário dedicar uns minutos para preencher um cadastro básico - e receber um e-mail de confirmação com o endereço errado para o sistema (veja imagem), mas as informações são detalhadas e podem render pautas variadas.

E-mail recebido do sistema AliceWeb

Após acessar o AliceWeb, clique no link Consultas para buscar importações e exportações desde 1989 (no caso de informações municipais, apenas a partir de 1997).



Dicas

Antes de fazer sua consulta, é importante saber como interpretar os dados fornecidos. Consulte a lista completa de códigos dos produtos para ver todos os detalhamentos, exceções e pormenores.

Clicando nos grandes grupos você faz o download de um arquivo de texto com todas as informações sobre os produtos daquele grupo.

Certifique-se sempre de que sua busca é completa e abrange todas as variantes do produto cuja exportação e/ou importação você vai analisar.

Outro detalhe é quanto às informações de “município exportador/importador” e “Estado exportador/importador”. Trata-se, aqui, do local onde está registrada a empresa que opera a exportação/importação, e não o local onde o produto exportado é fabricado ou onde o produto importado é consumido.

Consulta geral
Ver a balança comercial brasileira mês a mês é bastante simples: basta clicar no link correspondente, selecionar o ano desejado e clicar em “Consultar”.

Consultas específicas

A diversão do AliceWeb está nos mecanismos de consultas específicas (exportação e importação). Usando-as, é possível ver os totais de exportação de um determinado produto por Estado ou mesmo município exportador.

Por exemplo, para consultar qual Estado mais exportou castanha de caju (com casca) em 2010, clique em "1997-2011" no quadro “Exportação”.

Use o link “Cesta de Produtos” para selecionar o item em questão. Então, clique em “Adicionar”.



Em “Detalhamento do filtro”, selecione a maneira como os valores serão agrupados (no caso, UF). Selecione o período de referência (01/2010 a 12/2010) e clique em “Consultar”.

Uma tabela simples será aberta. Para ver a divisão dos valores por Estado, clique no botão “Detalhamento”.



É possível exportar os dados em formato próprio para processamento (planilha eletrônica, por exemplo), clicando em “Gerar Arquivo”.

Para consultar as importações, a lógica é a mesma.

Assinatura Abraji