Repórter do Futuro abre inscrições para o 16º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter
  • 08.03
  • 2024
  • 11:00
  • Abraji

Formação

Repórter do Futuro abre inscrições para o 16º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter

O Projeto Repórter do Futuro, da Oboré, abre inscrições para mais uma edição do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter. A 16ª edição do curso selecionará 20 estudantes de jornalismo e recém-formados para participar de aulas de atividade jornalística a partir da cobertura do funcionamento da cidade.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31.mar.2024, através de formulário on-line. No dia 6.abr.2024, acontecerá o Encontro de Confraternização e Seleção, no Auditório Vladimir Herzog, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, que recebe os candidatos que têm interesse em participar do projeto.  Os candidatos serão avaliados pelo grau de afinidade com o tema proposto, domínio da língua portuguesa e potencial de aproveitamento manifestado no dia do encontro. Os selecionados serão divulgados no dia 16.abr.2024, pelas redes sociais da Oboré Projetos Especiais.

Após a seleção dos candidatos, os encontros acontecerão sempre aos sábados pela manhã, até o dia 15.jun.2024. As aulas serão conferências de imprensa com convidados especialistas, com uma coletiva ao final, para que os alunos possam fazer perguntas. A partir da entrevista, serão estimulados a produzirem peças jornalísticas sobre cada encontro, sob a orientação de jornalistas experientes, voluntários do projeto.

No final do módulo, os participantes produzirão uma reportagem de fôlego sobre um ou mais temas discutidos ao longo do curso, que será feita em duplas. Trata-se da “Operação Ponto Final”, que tem audição pública no encerramento das aulas. "Este curso é a primeira atividade pública do Projeto Repórter do Futuro, que completa 30 anos em 2024", conta Sérgio Gomes, jornalista e coordenador pedagógico do curso ao lado de Ronald Sclavi. Gomes conta que a formação será sucedida por outras atividades que marcam esta celebração, como a redação laboratório da Oboré na cobertura do 19º Congresso da Abraji, a tradicional roda de conversa com os vencedores do Prêmio Vladimir Herzog, em outubro, e outros módulos do projeto, como o Cinema e Jornalismo e de Direito Internacional Humanitário. "Há décadas contamos com o apoio da Abraji para a realização das atividades, o que atesta a seriedade de nosso trabalho no Repórter do Futuro", acrescenta.

Além do apoio da Abraji, o módulo deste ano tem o apoio da Escola da Cidade - EC; Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo - IEA/USP; Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD e Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC – LabLivre / UFABC. A coordenação pedagógica desta edição será dos jornalistas Ronald Sclavi e Sérgio Gomes.

Confira a programação completa do curso no site.


16º módulo ‘Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter’

  • Datas: 6 de abril a 15 de junho, aos sábados, das 10h às 13h.
  • Modalidade: presencial
  • Vagas: 20, das quais 5 reservadas a estagiários de comunicação de gabinetes e estruturas da CMSP e 2 reservadas a Abraji.
  • Carga horária: 84 horas, sendo 24h/aula de atividades presenciais + 12h de leituras + 48h de atividades práticas de produção de textos e de reportagens
  • Critério de certificação: certificado concedido apenas aos que obtiverem presença em 100% dos encontros, entrega de 4 textos produzidos a partir das 4 palestras/entrevistas coletivas programadas e entrega da reportagem da Operação Ponto Final feita em dupla
  • Inscrições gratuitas até o dia 31 de março
  • Realização: OBORÉ e Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo

Crédito da imagem: Renatto D'Souza/Câmara Municipal de São Paulo

 

Assinatura Abraji