• 06.03
  • 2012
  • 12:39
  • -

Projeto Repórter do Futuro discute desenvolvimento urbano sustentável

Palestra Repórter do FuturoEm pleno vapor, o módulo “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter” do projeto Repórter do Futuro realizou no último sábado (3), na Câmara Municipal de São Paulo, um debate sobre o desenvolvimento sustentável da cidade. O curso de complementação universitária é realizado pela Oboré e pela Abraji, em parceria com diversas instituições.

Os estudantes de jornalismo participantes do projeto acompanharam uma conferência com Maurício Broinizi, coordenador da rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, Francisco Chagas (PT), vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, e Cris Lopes, idealizadora da consulta pública Você no Parlamento. Os convidados apresentaram as principais questões de desenvolvimento urbano e algumas soluções possíveis.

O evento é um dentre os nove previstos no curso para debater temas relacionados à cidade de São Paulo. Ao longo de quatro meses, os estudantes discutem também educação, emprego e renda, habitação, meio ambiente, lixo e saneamento básico, saúde, segurança pública e transporte. A partir desses encontros e de outras atividades, os estudantes de jornalismo devem produzir e publicar grandes reportagens sobre um desses temas.

Em sua 5ª edição, o módulo “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter” conta hoje com 20 participantes, cujas atividades podem ser conferidas no site www.reporterdofuturo.com.br.

Programação
10/03 - Segurança pública e violência, com a presenca de Guaracy Mingardi, ex-Secretário de Segurança Pública de Guarulhos e ex-Subsecretário Nacional de Segurança Pública

17/03 – Meio ambiente, com apresenca do advogado especializado em Direito Ambiental, professor da PUC-SP e assessor parlamentar José Valverde Machado Filho (autor do estudo que resultou nas leis estadual e nacional de destinaçãod e resíduos sólidos)

24/03 – Educação, com o jornalista José Salvador Faro, professor dos cursos de graduação em Comunicação da PUC-SP e da Universidade Metodista de São Paulo, docente do programa de pós-graduação da Umesp e Vice-presidente do Sinpro-SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, responde pela área de comunicação da entidade.

31/03 – Transporte e Mobilidade Urbana (2ª parte) - Entrevista coletiva com o engenheiro Frederico Bussinger, ex-secretário municipal de Transportes de São Paulo.

14/04 – Encontro de reflexão coletiva entre a coordenação e os alunos do módulo. Avaliação do curso e entrega de certificados aos alunos que cumpriram todos os requisitos de participação no curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter / 5ª edição.

Assinatura Abraji