Jornalismo sem Trégua entrevista especialista em combater desinformação
  • 15.03
  • 2024
  • 13:13
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Jornalismo sem Trégua entrevista especialista em combater desinformação

O combate à desinformação ganha destaque em uma conversa essencial no cenário jornalístico brasileiro. No próximo dia 20 de março, às 19h, a live Jornalismo sem Trégua, do Programa Tim Lopes, da Abraji, falará sobre notícias falsas e checagem de fatos. A convidada é a jornalista Marta Alencar, doutoranda em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Em sua trajetória, Marta Alencar já ganhou oito prêmios, incluindo sete de Jornalismo.

Fundadora da COAR, startup jornalística e educacional de checagem de fatos no Nordeste, Marta Alencar, destaca a importância de iniciativas que promovam a educação midiática: “Os manuais de checagem regionais compartilham técnicas de fact-checking com uma linguagem acessível e com uma identidade do Norte e Nordeste do Brasil, além de despertarem o senso crítico sobre informação de qualidade em crianças, jovens e idosos. Acredito que esses manuais promovem um jornalismo mais próximo e assertivo para a população."

Além disso, Marta Alencar produziu materiais como "Arriégua - ói as Fake News" e "Ê caroço as fake news". Ela enfatiza a importância de utilizar uma linguagem acessível para abordar o tema, garantindo que a informação alcance pessoas de diferentes contextos: “Se falarmos de um fact-checking com uma linguagem rebuscada, as pessoas no interior podem não entender o que significa e como se aplica de fato, mas se eu falar com termos próximos a elas, como por exemplo: se faz (mentira), brechar (espionar, analisar), é mais fácil chegarmos a elas, treinarmos e combatermos com maior proximidade a desinformação que circula no interior do Nordeste", ressalta a jornalista.

A mediação será realizada por Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes. Participe no Instagram da Abraji no dia 20 de março, às 19h. Para mais informações sobre o trabalho de Marta Alencar e a relevância dos manuais de checagem regional, siga a Abraji nas redes sociais e assista à live.

Assinatura Abraji